Anel Viário pode se tornar cada vez mais necessário para Itaporã

08/05/2014 09:53 Itaporã

Com a publicação de que em breve a BR 163 começa o processo para instalação de pedágios, e que para atravessar o Estado por esta rodovia, custará aos bolsos dos motoristas de carro de passeio mais 41 reais, e para os motoristas de caminhões de dois eixos, o valor será de 82 reais, é dado como certo o aumento do movimento de veículos de todos os portes pela MS 157.

Com muitas teorias, algumas com fundamentos, o correto seria começar qualquer discussão sobre o assunto, sabendo a quantidade de carros que passam por Itaporã por dia.

No dia 08 de maio de 2013, uma quarta-feira, no horário das 06 as 12 horas, passaram 780 veículos sentido Itaporã a Maracaju, e em sentido contrário, transitaram outros 1578. Um dia depois, na quinta-feira, no horário das 12 as 18 horas, trafegaram 1068 veículos sentido Maracaju a Itaporã, e em sentido contrário, outros 1.014 veículos. Para esta amostragem, foram monitorados veículos de pequeno e grande porte que trafegaram pela cidade.

A somatória das doze horas de monitoramento, foi de 3.660 veículos. Se acompanhado mais algumas horas, antes das seis da manhã, e depois das 18 horas (horário que o movimento ainda é intenso), a número passa de 4.000 veículos.

Uma semana depois, no dia 15 de maio de 2013, também uma quarta-feira, em novo levantamento, 726 veículos passaram no sentido Itaporã a Maracaju, e em sentido contrário, outros 708, novamente das 06 as12 horas. Um dia depois, na quinta-feira, período vespertino, de 12 as 18 horas, 750 carros e/ou motos trafegaram no sentido Itaporã a Maracaju, e em sentido contrário, outros 816.

A somatória destas doze horas foi de 3 mil veículos. Nesta foram somados somente carros e motos.

O anel viário é questão muito discutida na cidade, entre uma parcela dos cidadãos é consenso que o município teria muitos benefícios com tal obra. Este “problema” poderá ser ainda mais destacado com o pedagiamento da BR 163.

 

Fonte: Helder Maia

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.