Apae de Itaporã sedia Festival Regional Nossa Arte; com fotos do evento
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itaporã sediou o 2º Festival Regional “Nossa Arte”, reunindo alunos de municípios da 7ª região para uma mostra competitiva de vários gêneros artísticos, entre eles poesia, pintura, peças de artesanatos, danças e músicas. O festival foi realizado no Salão Paroquial da Igreja matriz São José em Itaporã.
O Festival Regional “Nossa Arte” é realizado a cada três anos, cada edição um município sedia o evento. Os finalistas desta fase vão participar da competição Estadual, que será realizada na cidade de Ponta Porã, nos dias 16 e 17 de agosto. Já os vencedores na fase estadual participam da etapa Nacional que será realizada entre os dias 30/11 à 05/12 no estado de Pernambuco.
O Festival Regional Nossa Arte incentiva também o intercâmbio social. As pessoas com deficiência, das diversas regiões, vivenciam os aspectos positivos da arte, música ressaltando as APAEs como espaços culturais, artísticos e formativos das comunidades. Nesta seletiva Regional participaram as cidades Dourados, Laguna Carapã, Rio Brilhante, Ponta Porã, Caarapó e Itaporã que sediou o evento.
Fizeram parte da mesa oficial na abertura do evento, o coordenador estadual de artes, Joel Antunes; presidente da Apae de Itaporã, Antônio Carlos Brandina; Conselheira Regional da 7º região, Marinalva de Souza da Costa; diretora pedagógica da Apae de Itaporã, Tânia Maria Godoy Bigatão; Alunos da Apae de Itaporã que representaram os demais, Marcos Roberto e Rosalina de Souza; vereador Lindomar de Freitas; prefeita de Itaporã, Jacinta Cordeiro e a Gerente Municipal de Educação, Cecília Eberhardt.
O presidente da APAE Antônio Carlos Brandina disse que fica muito feliz e orgulhoso em receber apaeanos de outras cidade, "estamos aqui para aprender com vocês. Como a luta das Apaes é difícil vamos à luta, temos muito a fazer”.
A Prefeita em exercício parabenizou a todos os presentes e lembrou-se da importância do trabalho dos profissionais das APAES e das famílias de cada aluno. “É simplesmente emocionante ver tantos talentos maravilhosos se superando e dando um verdadeiro show para todos nós, principalmente porque por trás deles existe o empenho de muitas pessoas especiais”, enfatizou Jacinta Cordeiro.
Já o vereador Lindomar de Freitas, que representou a Câmara de vereadores, acredita que as ações, como o festival promovem a inclusão social dos alunos, aproximando-os da comunidade, que por sua vez passam a conhecer de perto a luta e a superação de limites.
O coordenador regional enfatizou os agradecimentos aos participantes (alunos e professores) do evento pela grande festa que foi o 2º Festival Regional Nossa Arte. “Nós sabemos que todo evento se obtém o sucesso contendo uma equipe envolvida, isso nos percebemos ao chegar aqui na Apae de Itaporã, tudo muito caprichado, muito bonito isso chama-se zelo, ao cuidar daquilo que nos prepusemos a fazer que é dedicar o nosso tempo, nosso momento aos nossos estudantes especiais. O principal objetivo deste evento é promover a arte através das apresentações de palco exposição promover a integração entre as Apaes dos nosso municípios e da escola comum”, completou Joel Antunes.
Um corpo de jurados foi composto por itaporanenses com qualificação técnica no segmento artistico para avaliar as apresentações dos artistas apaeanos.
Fonte: Itaporã Agora
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.