Associação de comerciantes discute com Câmara a possibilidade de fechamento dos mercados nos finais

25/11/2014 19:06 Itaporã
Presidente da Câmara, vereador Adriano Martins com o presidente da ACITA, Paulo Cesar.. Fotos: Aparecido Francisco
Presidente da Câmara, vereador Adriano Martins com o presidente da ACITA, Paulo Cesar.. Fotos: Aparecido Francisco

Na terça-feira (25) a Câmara de Vereadores de Itaporã recebeu o presidente da Acita (Associação de Comércio de Itaporã) - Paulo César Marques e associados para discutir a possibilidade de um projeto de Lei para o fechamento de açougues, mercados e mercearias durante os domingos.

A reunião para discutir o assunto foi um pedido do presidente da Acita, segundo ele vários associados entraram em contato com ele solicitando intervenção para poderem fechar seus comércios no domingo. Os vereadores receberam os comerciantes na Casa de Leis para ouvirem a opinião de cada um.

O presidente da Câmara, vereador Adriano Martins, ressaltou que os vereadores não fizeram nenhum projeto de lei em relação ao assunto, apenas receberam os comerciantes para ouvi-los. Ele destacou também que a Câmara que não propôs a reunião, apenas atendeu a solicitação do presidente da Acita, e garantiu que os vereadores não vão tomar nenhuma decisão antes de ouvir a população através de audiências públicas.

Dois representantes de comércios usaram a tribuna para expressarem suas opiniões. Um deles se manifestou contra o fechamento dos mercados durante o domingo, ele argumentou que todas as cidades que buscam um desenvolvimento mantém o comércio aberto durante os domingos para evitar que seus clientes comprem em cidades vizinhas.

Ele destacou também que existem formas de recompensar os funcionários, como por exemplo, o abono e folga durante um dia da semana. Já o outro comerciante é favorável ao fechamento do comércio, ele abordou a questão dos funcionários não desfrutarem de nenhum lazer no dia em que a maioria das pessoas desfrutam da companhia de amigos e familiares, além disso, destacou a questão da religiosidade, pois no domingo muitos funcionários não tem tempo de freqüentar igrejas.

O presidente da Câmara sugeriu aos comerciantes favoráveis e contrários a idéia que mobilizem campanha em seus estabelecimentos chamando seus clientes para uma futura audiência pública na Câmara de vereadores.

 

Fonte: Assessoria Câmara Itaporã

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.