Cenário de caos: moradores contabilizam estragos causados pela chuva em Itaporã

Foram aproximadamente 160 milímetros ‘derramados’ em um curto intervalo de tempo
13/03/2019 13:27 Itaporã
A casa da filha de Floriano foi toda levada pela enxurrada. - Crédito: Vinicios Araújo/Dourados News
A casa da filha de Floriano foi toda levada pela enxurrada. - Crédito: Vinicios Araújo/Dourados News

Um dia após os alagamentos registrados em Itaporã, moradores começaram a contabilizar os prejuízos deixados pela chuva que atingiu a cidade ontem pela manhã. 

Foram aproximadamente 160 milímetros ‘derramados’ em um curto intervalo de tempo, o que acabou transbordando os dois córregos que passam pelo município: o Sardinha e o Canhadão.

Em entrevista ao Dourados News, o prefeito Marcos Pacco estimou que cerca de 30 a 40 famílias acabaram afetadas pelo aguaceiro. Ele estuda decretar estado de emergência. 

“Ontem conversei com o secretário de governo, amanhã eu me encontro com o governador durante uma agenda no interior e uma equipe da Defesa Civil já foi acionada. Eles estão a caminho de Itaporã para fazerem o balanço geral dos estragos e, a partir disso vamos analisar a necessidade de um decreto de emergência”, explicou Pacco. 

Os bairros mais afetados foram o Pioneira I, Coemat e áreas rurais. 

Floriano D’ávilla Vasques, 54, recebeu a reportagem do Dourados News na casa onde a filha dele mora há 6 anos. A força da enxurrada levou a parede da casa e empurrou todos os pertences da família para o terreno aos fundos. Veja no vídeo abaixo!

A água alcançou a altura de aproximadamente um metro na residência dela. A cozinha planejada, recém instalada, foi afetada e preocupa a moradora para os danos nos móveis novos. 

A despensa que estava sendo construída aos fundos do imóvel foi toda levada e para evitar que o barracão onde são guardadas as ferramentas de trabalho do marido fosse também arrastado pela enxurrada, o companheiro de Sílvia abriu um buraco na parede para que a água escoasse. Mesmo assim, vários equipamentos e materiais de construção acabaram perdidos. 

A itaporaense acredita que o carro da família também pode ter sido afetado pelo prejuízo. O motor do veículo ficou coberto pela água embarrada. 

“Veio rápido demais, não tive como fazer muita coisa”, disse o idoso interrompendo a entrevista por conta das lágrimas. Moisés mora no local há 11 anos. Em Itaporã está desde 1958. 

Numa área pequena ele cria porcos e galinhas. Com a chuvarada de ontem, as águas que transbordaram do córrego Sardinha mataram nove aves que se refugiaram nos primeiros degraus do poleiro, montado com madeira e telas metálicas, além de 20 sacos de milho que serviam de alimento para os bichos. Hoje a lama acumulada impedia o acesso aos animais sobreviventes.

Há poucos metros dali o produtor Adão Bento Sobrinho, 53, e a esposa dele Roseli Rodrigues Alves Sobrinho, 49, contaram à reportagem que foram surpreendidos pela água intensa. 

“Foi muito rápido. Deu mais de três metros de altura. A minha filha me ligou, eu estava em Itaporã, quando eu cheguei estava tudo arrasado. Perdi todo o trato da criação, uns 20 frangos e meus peixes. Nunca vi um negócio daquele”, disse. 

Roseli relembrou que, quando percebeu a enxurrada, tentou salvar máximo de frangos que podia. Ao todo a produtora conseguiu resguardar 30 aves. “Eu ia jogando elas na casinha, uma atrás da outra. Isso tudo com a água cobrindo. Foi assustador”, relembra.

Adão e Roseli trabalham com a chácara há 20 anos e vivem do que produzem. Com a rotina da chácara eles criaram cinco filhos e agora, apostam no trabalho e na fé em Deus para recuperar o prejuízo.

Córrego transbordando e estradas bloqueadas

A chuva de ontem intensificou a corrente do córrego Sardinha e arrastou parte da vegetação às margens do ribeiro. O acúmulo de taboa acabou se tornando uma grande barreira e impediu que a água seguisse o trânsito normal embaixo da ponte, na MS-270. 

Tanto a MS-270, quanto a ITA-35, também afetada pelo transbordamento do córrego, dão acesso às propriedades rurais do município. Elas são consideradas as principais vias de escoamento da produção. As vias seguem bloqueadas, impedindo a distribuição de carnes, sementes e vegetais.

O prefeito Marcos Pacco informou que a Prefeitura de Itaporã mobilizou equipes da Gerência Municipal de Saúde e de Assistência Social para atender os moradores afetados. Agora ele aguarda avaliação da Defesa Civil para iniciar as ações de recuperação dos estragos.

Fonte: Vinicios Araújo / Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.