Com blitz educativa, Itaporã orienta sobre o combate a hanseníase

31/01/2014 11:09 Itaporã

A Prefeitura de Itaporã, através Gerência Municipal de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (30), uma blitz educativa na rua Pedro Celestino Corrêa da Costa, em frente ao Banco do Brasil, visando orientar a população sobre sintomas e tratamentos hanseníase. A ação foi realizada para marcar o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, comemorado no domingo passado (27).

Durante a atividade, as enfermeiras coordenadoras das unidades de saúde de Itaporã e às agentes comunitárias de saúde entregaram materiais informativos sobre a doença e tiraram dúvidas dos cidadãos.

O gerente municipal de Saúde de Itaporã, João Alberto de Souza, informou que o município conta com uma Coordenação de Combate à Hanseníase, cuja equipe está preparada para atender bem todos aqueles que necessitarem de atendimento para o tratamento da doença.

Ele ressaltou que o tratamento contra a hanseníase é oferecido em todas as unidades de saúde de Itaporã, que também disponibiliza gratuitamente a medicação aos pacientes.

A blitz educativa realizada no centro de Itaporã foi colocada em prática pelas coordenadoras Municipais do Programa de Combate a Hanseníase e Tuberculose, Elizângela Oliveira Mendonça e Fernanda Brazil do Nascimento e suas equipes, com distribuição de farto material informativo sobre a doença.

Sobre a Hanseníase

A hanseníase (antigamente conhecida como lepra) é uma doença infecto contagiosa causada por um ) microorganismo (bactéria) denominado Mycobacterium leprae.

Transmissão

Sua transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento, pois estes, eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior em meio as secreções nasais e gotículas da fala, tosse e espirro. No caso dos doentes que recebem tratamento médico, não há risco de transmissão.

Sintomas

Seus principais sinais e sintomas são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

Tratamento

A hanseníase tem cura e seu tratamento é realizado através de medicamentos via oral. Esta doença é tratada nas unidades de saúde e seu tratamento é gratuito.

Prevenção

Uma importante medida de prevenção é a informação sobre os sinais e sintomas da doença, pois, quanto mais cedo for identificada, mais fácil e rápida ocorrerá a cura. Uma outra medida preventiva, é a realização do exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG nas pessoas que vivem com os portadores desta doença.

Fonte: Prefeitura de Itaporã

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.