Coordenadora em Itaporã destaca a importância das denúncias no PROCON

Durante entrevista, Coordenadora destacou que reclamações no Facebook tem pouco resultado positivo ao consumidor
25/01/2019 07:10 Itaporã
Coordenadora do PROCON de Itaporã, Paula Sabino Doreto. Foto: Aislan Nonato, do iFato.
Coordenadora do PROCON de Itaporã, Paula Sabino Doreto. Foto: Aislan Nonato, do iFato.

Na tarde de quinta-feira (24), a reportagem do iFato entrevistou a Coordenadora do PROCON de Itaporã, Paula Sabino Doreto, sobre as principais dúvidas quanto a polêmica em torno do aumento do valor da conta de energia.

Conforme Paula, a principal dificuldade são as pessoas prejudicadas reclamarem somente em redes sociais. “É importante os consumidores registrarem a reclamação na empresa, quantas mais pessoas, melhor, sempre anotando o protocolo. [...] Mesmo sem ter registrado a reclamação na empresa, a pessoa deve vir ao PROCON, fazemos tudo por aqui. [...] A pessoa não precisa ter medo de vir até aqui, o PROCON é nosso, é de Itaporã e está aqui para atender o consumidor contra qualquer empresa, de qualquer cidade”, esclareceu Paula Sabino Doreto.

No caso do aumento no valor da conta de janeiro deste ano, o que pode ter ocorrido, é um pequeno aumento de consumo, que mudou o consumidor de percentual de cálculo do ICMS, bem no momento em que houve um aumento do imposto, por isso ocorreria o valor acima da média.

Em reunião com representantes da empresa e do PROCON em Campo Grande, em que Paula Doreto esteve presente, representantes da Energisa justificaram os valores das contas relatando aumento no consumo, “nos apresentaram históricos em que mostram que esses meses o consumo aumenta, que quase dobrou, inclusive com sobrecarga no sistema, afirmando que devido a alteração de picos de energia em momento de muito calor, aparelhos eletrônicos não param, seriam os casos de ar condicionados e climatizadores, esta é uma justificativa técnica, que dependeria de um laudo técnico [para comprovar ou não], e por esse motivo não questionamos, mas uma das indagações é essa dobra da taxa e saber os valores das tarifas para que a gente possa saber se o medidor está funcionando da maneira correta [como tinham poucas reclamações registradas em Itaporã, não sabiam a realidade dos consumidores], mas solicitamos o parcelamento das contas e, caso as pessoas não concordem com as medições, que a Energisa realize a vistoria para saber se está tudo correto. Se caso for comprovado qualquer avaria no aparelho da Energisa, não terá custo ao consumidor, se for preciso retirar o medidor para vistoria do INMETRO daí terá custo que pode chegar à 19 reais”.

A pedido da Coordenadora, na sexta-feira (25), a partir das 13h30, técnicos da Energisa estarão no PROCON de Itaporã para prestar mais esclarecimentos aos consumidores, quem quiser, pode ir no local com suas últimas três contas, protocolos de atendimentos na empresa (se houver) e sanar as dúvidas.

Devido as reclamações geradas nas redes sociais, até o dia 01 de fevereiro, o PROCON de Itaporã terá seu horário de atendimento estendido ao período vespertino, então além de atender das 08 às 12 horas, estará aberto também das 13 às 17 horas. Lembre-se de levar as três últimas faturas, para que assim possa ser comparados os consumos e adiantar o atendimento, e protocolos de atendimentos na empresa (se houver).

Se o titular não puder ir no órgão registrar a reclamação, o PROCON tem uma procuração específica em que o consumidor autoriza outra pessoa a registrar a reclamação.

Fonte: Aislan Nonato, do iFato

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.