Deputado afirma que Itaporã perdeu benefícios na saúde por não preencher formulários
O deputado federal Geraldo Resende, usou de sua conta no Facebook para divulgar que quatorze municípios do Mato Grosso do Sul, dentre eles Itaporã, perderam incentivos financeiros na área da saúde, o “prejuízo” teria acontecido pelo simples fato de não ter ocorrido o preenchimento de formulários.
O deputado teria ficado sabendo do fato “ao ler o Diário Oficial da União, que relata que foi suspensa a transferência de incentivos financeiros para 14 municípios do Mato Grosso do Sul atendidos pelos programas Saúde da Família e Saúde Bucal.”
Segundo o deputado em sua publicação “a decisão foi tomada após os municípios ficarem três meses consecutivos sem alimentar o Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB) ou do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB).”
E finaliza lamentando a perca dos incentivos, “isto é um alerta para prefeitos e secretários de Saúde. Em meio a ajustes financeiros e pouco investimento no setor, perder recursos demonstra descontrole.”
Além de Itaporã, cidades como Água Clara, Amambai, Anastácio, Bataguassu, Corguinho, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Itaquiraí, Ladário, Sonora, Três Lagoas e Vicentina também cometeram a mesma falha e ficarão sem a verba.
O iFato entrou em contato com o gerente de saúde de Itaporã, Moise Pires, mas não obtivemos contato.
Fonte: Aislan Nonato/iFato
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.