Em Itaporã, conservação urbana tem vários e sérios problemas
Durante a tarde desta quarta-feira (16), a equipe do iFato esteve em alguns locais de Itaporã (MS) para verificar algumas reclamações de moradores, em que salientavam problemas já conhecidos, como ruas esburacadas, bueiros entupidos e demais itens que deviam receber manutenção para a conservação da cidade.
Na entrada da cidade pela rodovia MS-157, que liga Itaporã à Maracaju, no Bairro Pedra Bonita, constatamos três quadras intransitáveis, completamente destruídas, esburacadas e cheias de lama, onde motoristas estavam desviando por dentro do bairro. Porém, máquinas da prefeitura estão no local para fazer um reparo emergencial com cascalhamento da avenida.
O vereador Vanilton de Melo Galdino (PSD), morador no referido bairro, que na sessão da câmara do dia 15 (terça-feira), disse “a situação do trecho da rodovia piorou ainda mais com as últimas chuvas, no começo do ano foi feito um serviço de cascalhamento da mesma, na época melhorou a situação e seria uma tentativa a ser feita agora”.
No bairro Lagoa, na rua Pedro Rodrigues, encontramos verdadeiras lagoas, em que os moradores bem humorados protestam simulando pescarias. Na mesma observamos bueiros parcialmente entupidos, outros com a tampa danificada, podendo causar acidentes tanto por ferragens expostas, quanto por estar parcialmente destampado. Há ainda uma placa que seria para informar o sentido para a cidade de Maracaju, porém até de perto é difícil sua leitura. Moradores relatam que é muito comum viajantes perdidos pararem para pedir informação.
Até mesmo a Rua Antônio João, recapeada, no cruzamento com a Pedro Rodrigues, a menos de 6 meses, já conta com alguns buracos.
A avenida São José, no trecho entre a APAE e o Fórum, apresenta vários buracos, sendo que foi divulgado a menos de três meses, pelo executivo, um serviço de tapa buracos na mesma. O prolongamento do trecho, que não é beneficiado pelo asfalto, com as chuvas está intransitável e tem o solo arrastado para a parte asfaltada da avenida. Existe também uma valeta que cruza a esquina com a avenida Atílio Genaro (antiga avenida da Liberdade).
Todo o trecho da Atílio Genaro, no Jardim Vitória, está coberta de lama, pois a maioria das ruas do bairro ainda não foram asfaltadas.
Nem a esquina da própria prefeitura se salva dos buracos e poças d’água. No cruzamento da avenida São José com a rua Duque de Caxias, o asfalto está bem danificado e acumula água com as chuvas.
Também há buracos na rua Edson Bezerra, próximo a garagem municipal e no Jardim Santa Terra. Na esquina das ruas Paulo Yutaka Miyazaki (antiga avenida dos Namorados) com a Carajás, existem vários buracos, que formam uma grande poça d’água.
"Fatores como estes prejudicam o tráfego de veículos motores, pedestres e ciclistas, fazem a cidade perder a beleza para pessoas que a visitam e prejudicam os comércios próximos aos locais lesionados. Seria de suma importância manutenção periódica para tirar a cidade dessa situação lamentável", finaliza um morador da cidade, que preferiu não se identificar.
Fonte: iFato
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.