Em Itaporã, juiz federal Odilon de Oliveira cobra maior participação da família e da escola no comba

30/09/2013 12:21 Itaporã

Pelo menos 700 pessoas, entre estudantes, professores, pais e autoridades, lotaram na noite de sexta-feira o salão paroquial da Igreja São José, em Itaporã, para assistir a palestra “Família e Escola na Construção de Um Mundo Melhor”, ministrada pelo juiz federal Odilon de Oliveira.
Em sua primeira visita a Itaporã, o juiz cobrou uma participação mais efetiva da família e da escola no combate às drogas, principalmente entre os jovens. “Tudo começa em casa, com os pais, os bons exemplos e a religiosidade, depois vem à escola, que além de complementar a educação familiar, intelectualiza o ser humano, capacitando-o para a vida, assim sendo, a família e a escola são duas estruturas próprias para a modificação da sociedade. Se a gente conseguir reduzir a procura pelas drogas, principalmente entre as nossas crianças e adolescentes, também vamos reduzir o tráfico de entorpecentes, porque se não houver consumo, não haverá venda”, afirmou o juiz.

Odilon acrescentou que o crescimento do tráfico de drogas no Brasil já atinge índices alarmantes e que a prevenção é a única solução viável. “O país está se transformando numa gigantesca cracolândia. Temos 1 milhão e 600 mil usuários de crack e mais de 1 milhão de usuários de cocaína. É um verdadeiro flagelo social. O Brasil perdeu o controle sobre o tráfico de drogas e a sociedade deve participar, para ajudar o país a minimizar o problemas, mas, principalmente para proteger seus filhos e familiares”, destacou o juiz federal.

Oliveira também lembrou que o Mato Grosso do Sul possui 51,5 mil presos, dos quais 96% por tráfico de drogas. “Não há mais lugar nas cadeias e a polícia está completamente sucateada, principalmente a Polícia Federal, cuja ausência na região de fronteira tem facilitado à entrada de entorpecentes no país”, disse.
O juiz enfatizou ainda que falta prevenção. “É preciso educar filhos e familiares para que não se envolvam com as drogas, porque depois pode ser tarde demais”, completou. O juiz ensinou métodos de como fazer isso, sem interferia na relação entre pais, filhos, irmãos e a comunidade de maneira geral.

WALLAS

Durante o evento, o prefeito de Itaporã Wallas Milfont (PDT) fez a entrega de uma placa a Odilon de Oliveira para agradecer ao juiz pela visita à Itaporã e para homenageá-lo pelo trabalho em defesa da família, da juventude e da Justiça no país. Wallas destacou que atual administração municipal tem trabalhado para cuidar das famílias de Itaporã, através de ações que possibilitam o cidadão a sonhar com um futuro melhor.

O prefeito citou os avanços implantados nas áreas da educação e da saúde como exemplos de ações que contemplam a atenção e o cuidado com a família e com a juventude de Itaporã. Entre as ações, Wallas destacou a implantação das três refeições na merenda escolar da rede municipal, o transporte universitário gratuito aos alunos do noturno, a valorização dos professores, através do cumprimento do Piso Nacional da categoria, e enquadramento na lei que prevê 1/3 da carga horário para hora/atividade, a contratação de médicos para atender diversas especialidades, a aquisição de novos equipamentos para o Hospital Municipal, instalação do Centro de Especialidades, implantação da Farmácia Municipal 24h, Reforma da Casa de Apoio aos pacientes de Itaporã em tratamento de câncer em Barretos (SP).

“Estamos fazendo algo inédito no município, que é o cuidado com nosso povo. Como autoridade, temos a função de cuidar das nossas criancinhas e da juventude. Acredito que essa oportunidade de trazer o doutor Odilon à Itaporã é fundamental para mostrar a todos que podemos fortalecer os vínculos familiares, combatendo todas às problemáticas existentes na sociedade e construir uma cidade melhor, com mais educação, união e prosperidade entre os itaporaenses. Agradeço ao doutor Odilon por atender ao nosso convite e peço a proteção de Deus para que possa continuar com esse trabalho tão primordial para a construção de uma sociedade melhor”, disse Wallas.
Também prestigiaram a palestra com o juiz Odilon de Oliveira os vereadores de Itaporã, Adriano Martins e Andrezão, a vereadora de Campo Grande, Juliana Zorzo, o frei Rogério, a gerente municipal de Educação, Ivone Massocato, além de demais gerentes e representantes de entidades.

Fonte: Itaporã news

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.