Itaporã cumpre recomendação da CGU e do MPF e desliga 23 beneficiários do Bolsa Família

27/07/2013 03:18 Itaporã
Membros do Conselho Municipal de Assistência Social durante reunião ordinária, realizada na quinta-feira.. Itapora News
Membros do Conselho Municipal de Assistência Social durante reunião ordinária, realizada na quinta-feira.. Itapora News

Na reunião ordinária realizada nesta quinta-feira, o Conselho Municipal de Assistência Social oficializou o desligamento de 23 beneficiários do programa Bolsa Família no município.

O desligamento atende à recomendações feitas desde a gestão passada pelo CGU (Controladoria-Geral da União) e MPF (Ministério Público Federal), que constatou que uma parcela dos beneficiados no município não atendia o perfil do Programa do Governo Federal, que oferece uma ajuda financeira mensal apenas a famílias com renda mensal igual ou inferior a R$ 140 por pessoa. Atualmente Itaporã tem aproximadamente 530 beneficiários do programa.

No entanto, apesar do desligamento, essas famílias não ficarão desamparadas de auxílio, segundo o Conselho, e continuarão sendo atendidas através do trabalho de Assistência Social oferecido pelo município. Conforme o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, José Carlos de Matos Mauro, 22 das 23 famílias desligadas solicitaram voluntariamente a exclusão do Programa Bolsa Família após receberem uma correspondência informando da recomendação da CGU e MPF.

A única família restante foi visitada pelos membros do Conselho Municipal de Assistência Social, que constataram a necessidade de auxílio psicológico e alimentar à família. Diante da situação, o conselho ratificou o desligamento da família do Programa, no entanto, garantiu continuidade no auxílio social aos membros utilizando a política de assistência social da Prefeitura de Itaporã, através do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) e do atendimento psicológico e alimentar oferecido pela Gerência de Ação Social.

Durante a reunião ordinária, o Conselho também debateu outros temas, como a realização da 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de Itaporã, marcada para o próximo dia 8 de agosto.

Outra grande novidade discutida pelo Conselho Municipal de Assistência Social foi a implantação do Projeto Luz Transformando Vidas em Itaporã, que vai oferecer assistência aos jovens e adolescentes na prevenção contra as drogas e na capacitação profissional.

Em Itaporã, o Projeto será desenvolvido semanalmente, através dos cursos de cabelereiro, manicure e pedicure, aulas de dança de rua, e ballet contemporâneo. O projeto Luz Transformando Vidas existe desde 2012 em Dourados e agora será desenvolvido em Itaporã, com núcleos na sede e no distrito de Montese. E com maior amplitude a Prefeitura Municipal de Itaporã através do CRAS também implantará o Projeto “Conexão Adolescente”, que vai oferecer diariamente diversas atividades aos adolescentes e jovens de Itaporã no horário oposto ao que os jovens frequentam a escola. O “Conexão Adolescente”será coordenado pelas psicólogas Rafaela Marques Duarte e Gisenlan Struziato Rojas, contando com equipe multidisciplinar.

 

Fonte: Itaporã News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.