Itaporã F. C, Sem recursos deve se afastar do futebol profissional

27/08/2013 22:35 Itaporã

As dificuldades enfrentar pelo Itaporã durante o Campeonato Estadual deste ano podem fazer com que o clube desista de disputar a competição nos próximos anos. Pelo menos essa é a intenção do atual presidente, Dione Lima, após se reunir com a diretoria. Sem apoio da Prefeitura Municipal e ainda com dívidas desta temporada, o Itaporã deve trabalhar apenas com as categorias de base nos próximos anos e só então tentar o retorno ao profissionalismo. Confirmado o afastamento, a vaga aberta deve ser ocupada pelo terceiro colocado da Série B atualmente em disputa.

De acordo com Dione, a opção pelo afastamento foi tomado para que os problemas enfrentados neste ano não voltem a acontecer. "Não podemos cometer o mesmo erro. Nossa cidade é muito pequena e não dá para disputarmos o campeonato sem o apoio da Prefeitura Municipal. Nós montamos um projeto, mas mesmo tendo um dos elencos mais baratos [cerca de 50 mil reais mensais], não conseguimos captar recursos no comércio local", lamentou.

Com a decisão de se afastar já tomada, o presidente disse que a possibilidade de voltar atrás passaria obrigatoriamente com os gastos do clube sendo assumidos pelo município, o que não deve acontecer. "Se a Prefeitura fosse assumir os gastos, mesmo com uma equipe com atletas locais, talvez não tomássemos essa decisão. Mas isso já não aconteceu esse ano e não vamos arriscar de novo", disse.


Ainda com uma folha de pagamento em aberto, a intenção do clube, porém, é se afastar sem pendências financeiras. "Até o dia 15 de setembro vamos quitar a última folha de pagamento. Nossa intenção é sairmos com dívida zero, focarmos nas categorias de base e voltarmos em dois anos", conclui.

Titular no gol do Itaporã entre 2008 e 2012 e ídolo da torcida, o goleiro Diego vestiu a camisa do clube em mais de 100 jogos, sem ficar fora de nenhuma partida oficial neste período e acredita que com o afastamento todo o trabalho feito até então deve ser jogado fora. "É uma pena porque a gente lutou muito para ver o time ser reconhecido até nacionalmente e de repente tudo isso pode acabar. Mas fica a história, essa não se apaga", afirma o jogador.

História curta e de sucesso

Fundado em 2008, o Itaporã FC conseguiu acesso para a primeira divisão ainda no seu primeiro ano. Disputou e venceu o Campeonato Estadual amador que lhe rendeu uma vaga na Série B do mesmo ano, também vencida pelo clube. Nos dois primeiros anos na Série A, terminou entre os quatro melhores, chegando, inclusive, a disputar vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

O desempenho caiu em 2011 e 2012, mas neste ano, mesmo com todos os problemas, voltou às semifinais, perdendo a vaga na decisão em dois jogos contra o Naviraiense com uma derrota em casa por 1 a 0 e vitória fora por 2 a 1, classificando o adversário pelos critérios de desempate.

Fonte: itaporanews

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.