Itaporã promove nesta sexta-feira o “Dia D” de Combate ao Câncer Bucal

07/11/2013 23:15 Itaporã

A Prefeitura de Itaporã, através da Gerência Municipal de Saúde, promove nesta sexta-feira (8) o “Dia D” de combate ao câncer bucal. Durante todo o dia, os dentistas ligados ao município vão realizar exames bucais para diagnosticar possíveis lesões que possam resultar no aparecimento do câncer. As atividades serão desenvolvidas nas unidades de saúde da Cohab, Pioneira, Lagoa, Central, Carumbé/Santa Terezinha e Montese/Piraporã.

Conforme o coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura de Itaporã, Luiz Alberto Rech, o objetivo da campanha é trabalhar a prevenção do câncer de boca e da cárie, por meio de avaliação e orientação à população. “Esperamos que a população esteja atenta a esse tipo de câncer e comparecerá as unidades de saúde para realizar o exame preventivo, já que algumas lesões são indolores, fato que em muitos casos torna tardio o diagnóstico da doença”, destacou.

O câncer de boca já ocupa o 5º lugar no país em número de casos diagnosticados entre homens e o 7º entre mulheres. No ano passado, a doença atingiu mais de 14 mil pessoas no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Em 80% dos casos, a doença pode ter cura se for diagnosticada precocemente e tratada de forma correta. Segundo Luiz Rech, o objetivo do projeto é permitir à população acesso a serviços que grande parte não consegue no dia a dia. “Queremos aproximar a odontologia da comunidade e também oferecer um serviço que possa contribuir com a mudança da realidade social”, afirma.

FATORES DE RISCO

Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.

SINTOMAS

O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE

Pessoas com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal-ajustadas devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas.

Para prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.

EXAME CLÍNICO DA BOCA

O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano.

Fonte: Itaporã News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.