Lixão de Itaporã está lotado e resíduos chegam até na rodovia MS-270
Desde janeiro de 2016 o iFato vem recebendo denúncias de moradores e acompanhando a situação do lixão de Itaporã. Em alguns dias os resíduos acumulam-se chegando a ultrapassar o portão.
Em fevereiro, o iFato esteve no lixão de Itaporã, que fica à margem da MS-270, e pode presenciar o lixo sendo jogando até no portão do local. Depois de uma breve normalização, nesta quarta-feira (16), novamente a situação chegou a este ponto.
Outro fator de risco é que o portão fica aberto o tempo todo, não importando ser final de semana, permitindo que pessoas não autorizadas entrem no local e revirem os resíduos ali depositados. A guarita da entrada está danificada e invadida pelas pessoas que ficam no lixão.
Os lixões eram para serem extintos em 2014, porém um projeto de lei aprovado no Senado em julho de 2015 prorrogou o prazo. No caso de Itaporã o novo prazo é 31 de julho de 2021.
No dia 25 de fevereiro, o iFato entrou em contato com o gerente de Meio Ambiente, Claudemir Leite de Oliveira relatou que a chuva dos últimos meses não estariam deixando ser realizada a manutenção que seria necessária no local, “as máquinas trabalham um dia, daí chove e depois no outro dia não conseguem nem entrar no local”.
Com essa justificativa o iFato aguardou para publicar matérias sobre o assunto, porém novamente a situação repetiu-se nesta quarta-feira (16) em um período sem chuvas. A situação foi normalizada nesta quinta-feira, mas a Prefeitura Municipal aguarda os resíduos chegarem até no portão do local para proceder alguma atitude.
Foto tirada em horário diferente da citada acima.
Fonte: Aislan Nonato, do iFato
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.