Moradores de Itaporã lotam plenário e concordam com a Municipalização do Trânsito

Saiba como foi a audiência e tire suas dúvidas sobre o assunto. Com vídeo.
08/05/2018 00:10 Itaporã
Moradores de Itaporã lotaram o plenário da Câmara. Fotos: Assessoria Vereador Lindomar
Moradores de Itaporã lotaram o plenário da Câmara. Fotos: Assessoria Vereador Lindomar

Durante audiência pública para discutir sobre a “Municipalização do Trânsito” em Itaporã, moradores lotaram o plenário da Câmara e, por unanimidade, concordaram com instauração da Municipalização.

O Vereador Lindomar de Freitas presidiu a audiência -o Vereador Ney Bulla, não pode comparecer ao evento devido a problemas de saúde- que iniciou com explanação da Presidente do CETRAN, Regina Maria Duarte, explicando do que trata a Municipalização do Trânsito, desafios, pontos positivos e negativos, e os efeitos no Município.

Uma das principais dúvidas dos moradores era quanto ao custo da Municipalização, Regina esclareceu que será preciso apenas uma sala adequada com computador e funcionário, este pode ser cedido pelo município. O restante das funções são desenvolvidas por órgãos através de convênios com o Governo do Estado, como com a Polícia Militar.

Depois o Vereador Lindomar convidou Comandante da Polícia Militar de Itaporã, Tenente Robson Diniz, que abordou sobre a parte de fiscalização e afirmou que, mesmo sabendo dos problemas, a PM só pode agir com respaldo da lei do Município.

Posteriormente, Lindomar convidou a Diretora da Escola Antônio João, Lislaine Borges dos Santos Tino, que fez um relato emocionado sobre a preocupação com os alunos da Escola e a saga de toda a comunidade escolar para a construção do desvio do trânsito da esquina da escola.

Depois das explanações, a audiência foi aberta para dúvidas dos presentes. Com plateia participativa e preocupada no desenvolvimento de Itaporã, várias foram as indagações, abaixo algumas delas.

O jornalista e responsável pelo site iFato, Aislan Nonato, perguntou se com a Municipalização ficaria mais fácil a construção do contorno viário em Itaporã, Regina salientou que “os Governos tem recursos específicos para auxiliar os Municípios em questão relacionadas ao trânsito, só que só recebem esses recursos aonde o trânsito é municipalizado, se aqui não está tudo certo, o dinheiro para outra Cidade”.

O Presidente da Associação Comercial de Itaporã, Valderi Freres, que indagou se com a Municipalização ficaria mais fácil a instalação de semáforos e radares na Cidade para controlar o tráfego de veículos, Regina foi enfática, “sem a Municipalização, só será instalado semáforos e radares se a Prefeitura pagar na compra e manutenção, que o valor é altíssimo e fora da realidade para qualquer município”.

No final da audiência, o Vereador Lindomar de Freitas solicitou a todos os presentes que concordassem com a Municipalização do Trânsito em Itaporã, levantasse a mão, de maneira unânime, todos atenderam o pedido, inclusive as autoridades presentes, dentre eles os Vereadores presente, sendo eles Lourdes Struziati (PROS), Celia Frota (DEM), Adriano Martins (PDT) e Cascatinha (PSDB), o presidente da Associação Comercial de Itaporã Valderi Freres, o presidente do Rotary Club de Itaporã Heleno Wolff.

Fonte: Assessoria Vereador Lindomar

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.