Obra de troca de canos atrasa e causa transtornos a população
Há algumas semanas, a Sanesul (Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul) inciou a obra de troca da tubulação de água em Itaporã. A ação está causando alguns transtornos a uma parcela da população.
Conforme a empresa, a maior parte da rede que leva água corrente as casas de Itaporã, é muito antiga e nunca foi trocada. Outro agravante é que os tubos são de amianto, material que, segundo pesquisas, pode ser cancerígeno.
Relatos de moradores, dão conta de que a quatro semanas atrás, a empresa de saneamento do estado, a Sanesul, iniciou a troca dos tubos pela rua Edson Bezerra. Na semana seguinte, dia 17 de fevereiro, iniciaram o corte do asfalto na rua João José de Souza.
Segundo Altemir Pessoa Rocha, supervisor de unidade da Sanesul em Itaporã, “o processo se dará a partir da colocação de novos tubos, fechando um quadrilátero que englobará três ruas, mas somente uma quadra de cada uma destas. Com está parte do processo encerrada, já será ativado estes encanamentos”.
O supervisor esclarece que uma empresa douradense, contratada especificamente para este serviço, por intermédio de licitação, que está realizando a obra. Conforme Altemir, “a prestadora de serviço tem que fazer todo o processo, até a colocação do novo asfalto”. Encerra esclarecendo o porque da morosidade da ação, “essas três ruas eram para serem concluídas em uma semana, porém as chuvas interromperam os trabalhos. (...) E só não é feito uma rua por vez, porque não daria um caminhão de massa asfáltica”.
No dia 28 de fevereiro, nossa reportagem conversou com Celso, funcionário da empresa douradense, e um dos responsáveis pela obra na cidade, naquele momento, ele havia adiantado que caso parassem as chuvas, “os serviços retornariam na quarta, dia 05, e terminaria no sábado, dia 08”. Porém a chuva não deu “trégua” durante o período.
Em novo contato realizado hoje (11), para saber o atual planejamento, desta vez diretamente com o dono da vencedora da licitação, senhor Marçal esclareceu que “assim que parar as chuvas, será feito o asfalto nas duas ruas que foram abertas, sendo necessário, no máximo uma semana para a execução do serviço”.
Caso parecido, só que com encerramento diferente, são as novas ligações de esgoto feita pela Sanesul, o assunto será abordado em outra matéria.
|
|
Fonte: Aislan Adriano Nonato / iFato
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.