Professores de Itaporã pressionam prefeito por reajuste salarial
Ademar Plácido da Rosa, secretário de políticas municipais da FETEMS.. Fotos por Aislan Nonato/iFato
Na tarde desta quarta-feira (05/11), o SIMTED (Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação) realizou uma reunião com os professores e funcionários administrativos das escolas municipais para apresentar os resultados da reunião com as gerentes de finanças e educação da prefeitura de Itaporã.
Durante toda a quarta-feira ocorreram três reuniões, na segunda destas, foi apresentado à gerente de Planejamento e Finanças (Ivone Massocato) e à de Educação (Cecilia Eberhardt), duas propostas de reajustes salarias para professores e funcionários administrativos das escolas municipais.
A presidente do SIMTED, Lourdes Struziati, diz que a reunião foi produtiva, “nos reuniremos novamente no dia 19 deste mês para uma resposta que será a aceitação de uma das duas propostas, ou pode até ser apresentada outra pelo executivo”.
A FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação do MS) mandou à Itaporã o secretário de políticas municipais da entidade, Ademar Plácido da Rosa, para colaborar nas elaborações das propostas e nas negociações. Na parte da tarde ele ministrou uma palestra explicando todos os impostos que formam o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica), detalhando quanto o município recebe e para que fundamento o dinheiro deve ser investido.
As simulações da proposta apresentada, levam em consideração o valor real que é repassado ao município, e mostra que é possível proporcionar um aumento significativo no piso, que hoje é de R$ 1.699,38, poderia receber um aumento gradativo a cada ano, chegando a R$ 4.985,13 em 2020. Itaporã ocupada hoje a 31ª posição no ranking salarial do estado.
A professora Maria Luzinete ressaltou a importância da palestra do secretário, “saio daqui aliviada, agora sei que existe condições para sermos atendidos nas nossas reivindicações”.
Fonte: iFato
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.