Resíduos Sólidos foi o tema central de Conferência em Itaporã

27/07/2013 03:26 Itaporã

A política nacional de resíduos sólidos, incluindo produção e consumo sustentável, redução de impactos ambientais, geração de emprego e renda e educação ambiental, foi o centro das discussões durante a 1ª Conferência Regional do Meio Ambiente das cidades de Itaporã e Douradina, realizada nos dias 24 e 25 de julho de 2013 em Itaporã.

Na abertura, realizada no salão da Gerência de Ação Social, o gerente de Desenvolvimento e Modernização do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) Lorival Antônio de Paula falou sobre a política de resíduos sólidos, criada em 2010.

A Lei 12.305/2010 que trata do assunto, disciplina a coleta, o destino final e o tratamento de resíduos urbanos, perigosos e industriais, e estabelece metas para o setor, como o fechamento dos lixões até 2014 e elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

Essas discussões através das conferências, são fundamentais para se verificar o que está sendo construído nesta área. No caso de Itaporã e Douradina, as ações estão voltadas para a elaboração do Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS) e implementação da coleta seletiva de resíduos urbanos.

As discussões continuaram na quinta-feira, onde os participantes se reuniram para a discussão dos eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentável, Geração de Emprego e Renda, Educação Ambiental e Redução de Impactos Ambientais. Após o debate foram escolhidas as propostas de cada eixo temático e eleição dos delegados que irão participar da Conferência Estadual do Meio Ambiente, que acontecerá nos dia 26 e 27 de Agosto de 2013 em Campo Grande.

O palestrante Lourival Antônio de Paula, do Imasul, ministrou a palestra com o objetivo de mostrar os principais problemas e destinação correta para os resíduos sólidos.

O Gerente Municipal de Meio Ambiente, Claudemir Leite de Oliveira, destacou que o município de Itaporã tem encarado de frente os desafios de melhorar a qualidade ambiental, como o de garantir a destinação correta dos resíduos sólidos produzidos no município. A preocupação com a destinação dos resíduos sólidos é uma constante. É um problema mundial e o volume produzido é muito grande, cerca de um quilo de lixo por habitante/dia. Esforços estão sendo feitos visando uma harmonia entre o homem e o meio ambiente com qualidade de vida para todos os itaporaenses.

Claudemir elogiou a participação e o envolvimento da sociedade de Itaporã na conferência, principalmente os alunos que tiveram participação maciça no evento, da rede Municipal e Estadual de ensino, como também dos Diretores e Coordenadores. “A conferência foi uma importante oportunidade da sociedade discutir os temas e elaborar propostas que irão contribuir para solucionar problemas dos diversos seguimentos relacionados ao meio ambiente, consumo sustentável, geração de emprego e renda", explicou o gerente.

Participaram da 1ªConferência Regional de Meio Ambiente a vice-prefeita de Itaporã, Jacinta Reis Cordeiro, o gerente de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Osmar Carbonaro, a gerente de Ação Social, Auzente Cordeiro Pastori e os vereadores de Itaporã, Adriano Martins e Andrézão. Também prestigiaram o evento o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente de Douradina, Leandro Lima Narcizo, o diretor do SESAN (Serviço de Saúde Ambiental), Antônio Carlos Vilhalba, o vereador de Douradina, Odair Rocha Freitas, o assessor de gabinete do superintendente da Funasa Pedro Teruel, Sr. Menga, a representante do IMAM de Dourados, Márcia Brito, a gestora de Ação Social e primeira-dama de Douradina, Maria Aparecida Vitorino Freire, a superintendente de Ações e projetos sociais, Maria Nilza, a secretária de Educação de Douradina, Sueli Narcizo e o diretor da divisão de Engenharia, Aristides Ortiz.

 

Fonte: Itaporã News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.