Rotary 41 anos, Itaporã 61 anos, terra de oportunidades
Há mais de 40 anos com um trabalho por toda comunidade, o Rotary Club de Itaporã comemora sua fundação quatro dias depois da cidade, os dois com motivos para festejar a data.
A Cidade comemora neste dia dez 61 anos, e o clube quatro dias depois festeja 41 anos.
O Rotary é composto por várias pessoas onde cada um representa um segmento da sociedade, em contato com o atual presidente, Helder Maia explicou um pouco sobre a entidade, “não estamos no Clube pelo que temos ou apresentamos ter, e sim, por sermos líderes em nossa profissão do qual representamos e através dela temos tudo para sermos útil a nossa comunidade, por meio de projetos que visem o bem comum. Cada um de nós temos uma atividade diferente uma da outra, isso é muito importante para que nossa entidade não se torna uma associação, pois é uma diversificação de profissionais com um mesmo objetivo no mundo todo”.
Neste ano rotário o nosso lema é “Faça o Rotary Brilhar”. Umas das “lutas” atuais e mais antigas do Clube é pela erradicação da poliomielite (conhecida no Brasil, por paralisia infantil), doença que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. No mundo uma força tarefa reuni a Organização Mundial da Saúde, UNICEF e Rotary Internacional e reduziu a menos de 1% os casos da doença. Todo o dinheiro arrecado pelos clubes do mundo todo, são direcionados aos dois países que ainda tem casos da pólio, Paquistão e Afeganistão.
Assemelhando-se com as conquistas do Rotary, aparece o potencial ecônomico de Itaporã, que mostra a possibilidade de crescimento da cidade. Abaixo uma pesquisa realizada pelo Rotary de Itaporã na pessoa de seu presidente, Helder Maia:
- Itaporã é um município de auto-suficiência econômica através de sua diversificação, a terra de nossa região está entre as melhores do mundo, comparada com as da Ucrânia;
- No Distrito de Santa Terezinha, temos plantações de goiaba e de banana, da goiaba produzimos doce, geléia e polpa, ainda temos vários pesqueiros às margens do Rio Brilhante;
- No distrito de Carumbé, na região conhecida como Peroba, temos laticínio na fazenda Santa Terezinha, que produz queijos tipo cabacinha, nózinho e mussarela que são comercializados a nível estadual;
- No nosso entorno temos vários apiários, onde são comercializados mel e própolis; e,
- Na região do bairro São Francisco tem a agroindústria que produz a rapadura, conhecida como rapadura do Felix e no bandeirante várias pessoas fabricam artesanalmente vassouras caipiras, além da produção de ortaliças e vegetais.
Itaporã conta com:
- 1210m² com 69.000 hectares de soja com uma produtividade média de em torno de 3.300 kg por hectare;
- 67.000 hectare de milho safrinha com uma produtividade média em torno de 5.000 kg por hectare;
- 50 suinocultores com aproximadamente 70.000 suínos em confinamento;
- 30 aviários com mais ou menos 250.000 frangos de corte;
- Itapora é conhecida como “Cidade do Peixe”, pois possui a maior lâmina d’áqua do Estado em matéria de criação e produção de peixes, pois nossa piscicultura está em expansão, tendo o frigorífico Mar e Terra, que é o único no Mato Grosso do Sul, que exporta filé de tilapia e pirarucu para o exterior e peixes redondos (pacu, tambacu e patinga para outros estados brasileiros);
- Temos cerca de 10 hectares de olerícolas, produzindo hortaliças como alface, rúcula, vagem, berinjela, entre outros;
- Temos varias cerealistas com armazenamento e comércio de soja e milho que são exportadas para o exterior;
- Temos vários sítios que são modelos de diversificação econômica que são visitados por muitos futuros empreendedores; e,
- Temos condições de explorar o turismo rural.
Essa diversificação econômica do nosso município teve e tem apoio, e o trabalho da extensão rural, passando da ACARMAT, EMATER, EMPAER e IDATERRA e atualmente AGRAER, e várias empresas privadas que atuam no ramo, como exemplo a Projeporã.
Itaporã é um município centralizado, perto de tudo, o que falta “em tese”, é investimento de contra partida e incentivo fiscal para vinda de novas empresas.
Fonte: Com informações de Helder Maia, editado por iFato
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.