Agravado pelo tempo seco e ventos fortes, fogo devastou 80 mil hectares

Bombeiros, brigadistas e funcionários de fazendas da região de Corumbá e Miranda atuam no combate ao fogo
29/10/2019 20:29 Meio Ambiente
Cortina de fumaça registrada durante sobrevoo do Corpo de Bombeiros na região. (Foto: Corpo de Bombeiros)
Cortina de fumaça registrada durante sobrevoo do Corpo de Bombeiros na região. (Foto: Corpo de Bombeiros)

Agravados pelo tempo seco e os ventos fortes os incêndios na região entre Corumbá e Miranda, devastaram cerca de 80 mil hectares de vegetação entre domingo (27) e esta quarta-feira (29), conforme a Defesa Civil de Mato Grosso do Sul.

Amanhã (29) uma equipe do Corpo de Bombeiros e o comandante da Defesa Civil estadual, o tenente-coronel Fábio Catarinelli, vai sobrevoar novamente a região para avaliar os estragos e a necessidade do envio de mais pessoal e recursos para o combate às chamas.

Além de militares, brigadistas do Prevfogo e funcionários de fazendas da região ajudam no trabalho de rescaldo. Um avião do Corpo de Bombeiros e helicóptero do governo do Estado também reforçam o trabalho pelos ares.

A região é de difícil acesso e até mesmo cabos de fibra ótica teriam sido danificados pelo fogo, comprometendo a comunicação com as equipes. Devido ao incêndio a BR-262, na altura do km 657, teve de ser fechada por volta das 21h de ontem (28). Reflexo da ação dos ventos na região que alastram o fogo a todo o momento.

“Outra grande preocupação é quanto às condições climáticas. Além das altas temperaturas a vegetação está muito seca e como vento muito na região, principalmente no período da manha o fogo se propaga com maior velocidade”, comenta o tenente-coronel.

Os militares tentam impedir que o fogo chegue novamente a pista, pois a falta de visibilidade aumenta o risco de acidentes. Outro agravante é o prejuízo ambiental. Os focos estão concentrados próximo ao Passo do Lontra, território rico em fauna e flora em plena região pantaneira.

Focos

As equipes de combate ao fogo e própria polícia, não descartam a possibilidades a possibilidade dos incêndios serem criminosos. Polícias rodoviários federais têm feito rondas no intuito de flagrar os autores das queimadas e acionado o Corpo de Bombeiros para combater o fogo. Uma base operacional com equipes dos bombeiros e Prevfogo foi montada na região de Miranda.

Corumbá já registrou 897 focos este mês e acumula 4,7 mil este ano, liderando o ranking nacional nos dois quesitos.

Fonte: Adriano Fernandes / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.