Atrasada, chuva pode estancar processo de perda da soja

28/01/2015 15:15 Meio Ambiente

A chuva desta terça-feira (27) sobre Dourados estancará as perdas na safra da soja 2014/2015. Os grãos que estavam na fase de formação e enchimento e foram prejudicados pela seca e o calor em excesso que prevaleceram durante quase todo o mês, passam a recuperar, melhorando as perspectivas para os produtores.

Para o pesquisador meteorológico, Carlos Lazarotto, a chuva veio em um bom momento para a maioria dos produtores. “Muitos precisavam, ajudará demais para os que estão com a safra em período de formação do grão. Infelizmente a perda ocorreu, mas pelo menos uma parte será recuperada não dá para citar quanto ao certo, pois isso varia muito”, citou.

Com a seca que prevaleceu por quase todo o mês, alguns produtores estimavam prejuízo de 40% do total da produção em alguns pontos da cidade, confira aqui.

O produtor rural César Dierings confirma a afirmação do pesquisador. Para ele, em muitas regiões a safra ainda vai ser “salva”. “Boa parte dos produtores no Estado que está um pouco mais atrasados e com o grão da soja em fase de enchimento, irão se livrar de ter prejuízo, veio em boa hora (a chuva)”, destacou.

Segundo Lazarotto, o produtor rural pode esperar um período com mais chuvas na próxima quinzena.

“Até o meio de fevereiro a previsão é que a seca não seja como foi, deve ter pancadas de chuva a cada três ou quatro dias na região. Isso é benéfico para o campo em geral, claro, mas agora auxiliará mais na safra do milho”, pontuou.

A chuva desta terça em Dourados totalizava 17.8 mm até as 17h15, segundo o site Guia Clima da Embrapa. Já o total de todo o mês superou a marca dos 44mm. A média histórica do município para este mês é de 160,8 mm.

 

Fonte: Gizele Almeida/Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.