Capital é coberta por fumaça que pode ser de incêndios no Pantanal

Praticamente todos os bairros estão cobertos por uma extensa névoa, mesmo sem nenhum incêndio de grandes proporções na Capital
06/11/2019 07:20 Meio Ambiente
Avenida na região do Bairro Silvia Regina em Campo Grande. (Foto: Direto das Ruas)
Avenida na região do Bairro Silvia Regina em Campo Grande. (Foto: Direto das Ruas)

A fumaça das queimadas no Pantanal pode ter chegado a Capital, na noite desta terça-feira (05). Desde as 21h praticamente todos os bairros da cidade estão cobertos por uma extensa névoa branca, mesmo sem nenhum incêndio de grandes proporções no entorno da Capital, segundo o Corpo de Bombeiros. O cheior forte também agrava a situação. 

A Defesa Civil não descarta a possibilidade de que os fortes ventos tenham trazido a fumaça dos incêndios na região de Miranda, para a Capital. “As últimas imagens de satélite mostravam uma camada densa na região do Passo do Lontra. Ela não aparentava estar se deslocando para Campo Grande, mas devido a mudança do vento esta é uma possibilidade”, comentou o comandante da Defesa Civil estadual, tenente-coronel Fábio Catarinelli. A situação também estaria acontecendo em Sidrolândia, conforme o tenente-coronel. 

Os relatos desta noite na Capital são desde a região dos bairros Coronel Antonino, Monte Castelo, Parque dos Poderes e Centro até o Rita Vieira e Jardim Aeroporto, por exemplo. “Cheguei em minha residência aqui no Silvia Regina e está pior. O cheiro é tão forte que faz arder o nariz”, comentou um leitora, via Direto das Ruas.

Ventos 

Rajadas de vento de até 40 quilômetros por hora e temperaturas acima de 40°C, agravam a onda de queimadas em Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira. No Pantanal, os incêndios avançam e destroem mais de 7 mil hectares de vegetação em três dias.  Até o último sábado (2), quando foi feito o primeiro balanço, a queimada no Pantanal já havia destruído 122 mil hectares de vegetação, entre os municípios de Aquidauana, Miranda e Corumbá.

Esta tarde (05) o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também emitiu alerta de temporal com ventos de 60 a 100 km por hora em ao menos 36 municípios das regiões sul e sudoeste de Mato Grosso do Sul. 

 

Fonte: Adriano Fernandes / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.