Cheia do rio Paraguai ameça colocar áreas rurais em estado de emergência

19/05/2018 23:06 Meio Ambiente
Na régua instalada na Marinha, em Ladário, o nível do rio Paraguai já superou os 5,12 metros. (Foto: Coordenadoria de Defesa Civil (Cedec-MS))
Na régua instalada na Marinha, em Ladário, o nível do rio Paraguai já superou os 5,12 metros. (Foto: Coordenadoria de Defesa Civil (Cedec-MS))

A Coordenadoria de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul realizou na ultima quinta (17) e sexta-feira (18), vistoria nos trechos inundados da Estrada Parque (MS-228), entre Corumbá e o distrito do Porto da Manga, afetadas pelo transbordamento do rio Paraguai.

Com tendência de aumento no nível do rio até junho, a previsão é de que o município decrete situação de emergência na área rural, nos próximos dias. O coordenador da coordenadora, tenente-coronel Fábio Catarineli, percorreu de carro os principais trechos de inundação e avaliou os impactos causados até agora pela subida das águas nas áreas ribeirinhas.

O volume de água sobre a estrada, por exemplo, já não permiti o acesso à comunidade do porto, situado à beira do Rio Paraguai, onde o Governo do Estado suspendeu temporariamente a travessia de balsa.

A vistoria realizada na região dará embasamento técnico à decisão do Governo do Estado de decretar o estado de emergência na área rural de Corumbá. “A tendência do rio é subir mais, até meados de junho, e temos que nos manter em alerta”, disse o tenente-coronel.

Os levantamentos serão apresentados ao prefeito Marcelo Iunes, que tomará uma decisão conforme o recomendado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que mantém monitoramento de toda a área inundada.

O coordenador municipal de Defesa Civil, tenente Isaque do Nascimento ressaltou que um decreto, dentre outros fatores, permite ao município captar recursos federais para atender os ribeirinhos – estima-se em 2.500 pessoas atingidas pelas águas – e minimizar os prejuízos dos fazendeiros.

Cheia 

Desde o mês de fevereiro fazendeiros da região estão retirando o gado de áreas inundáveis e muitas propriedades estão isoladas, segundo o Sindicato Rural de Corumbá. Alerta da Embrapa Pantanal, em março, recomendou a imediata retirada do rebanho bovino das regiões do Abobral, Nhecolândia e Nabileque.

Na régua instalada na Marinha, em Ladário, o nível do rio Paraguai já superou os 5,12 metros -, com estimativa, segundo a Embrapa Pantanal, de atingir os 5,78 metros, inundando entre 71 km ² e 90 km² da planície. O órgão considera uma cheia média, mas com uma diferença das demais: esse ano choveu forte no baixo Pantanal, influenciando na inundação, que é causada, em grande parte, pelas precipitações na parte alta (Mato Grosso).

Fonte: Adriano Fernandes / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.