Cheia e rio turvo após chuva interditam balneários e gruta em Bonito

Situação é semelhante no Rio Mimoso, que também contempla outros passeios da cidade turística
20/03/2019 16:36 Meio Ambiente
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com a chuva constante em Bonito, 257 km de Campo Grande, os balneários e a Gruta do Lago Azul foram interditados. Segundo o secretário de Turismo, Augusto Mariano, além da água estar turva, o volume do Rio Formoso subiu, apresentando riscos aos turistas.

Ainda não se sabe por quanto tempo os atrativos ficarão fechados, já que durante todo o mês de março tem sido de chuva constante - a previsão é de mais chuva para a região. A informação nesta quarta-feira (dia 20) foi de precipitações desde as 8 horas.

De acordo com o agente de turismo que preferiu não se identificar, estão fechados os balneários Municipal, do Sol e Ilha Bonito - banhados pelo Formoso. As flutuações do Aquário Natural, Rio da Prata e Nascente Azul funcionam normal, segundo o funcionário.

As grutas de São Matheus e São Miguel estão abertos – somente a do Lago Azul está interditada. Os atrativos da Barra do Sucuri, que faz flutuações, e Porto da Ilha, que oferece passeios de aventura, estão fechados, de acordo com Atratur (Associação de Atrativos Turísticos de Bonito).

Não há como calcular o quanto o fechamento prejudica a arrecadação, já que ainda não se sabe o período que permanecerá desta forma.

De qualquer forma, segundo o secretário de Turismo, o mês é de baixa temporada, portanto, o número de turistas costuma ser menor mesmo. A decisão pelo fechamento temporário foi tomada por segurança e porque, com a água turva, perde-se a contemplação das águas cristalinas. “Aumentou o volume, então fica mais perigoso”.

O Rio Mimoso, que também opera passeios que envolvem cachoeiras, está com as águas turvas e cheias. No vídeo, abaixo, a água turva invade escadas e estrutura de madeira. 

Estradas vicinais – Bonito tem 4,5 mil quilômetros de estradas vicinais. Outro problema apontado pelo secretário é justamente a condição das estradas vicinais que levam aos passeios. “Já choveu mais de 300 mm nas últimas 72 horas, só hoje, mais de 60 mm. Isso compromete as estradas. São áreas congruentes, usadas para atrativo turístico, tem rota escolar e estrada de produção, então é uma conjuntura”.

Fonte: Mayara Bueno / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.