Chuva recorde arrebenta BR-163 e deixa parte de MS sem acesso ao Paraná

12/12/2015 21:50 Meio Ambiente
Trecho com dez metros de extensão não suportou a força da água e cedeu. Foto: Divulgação.
Trecho com dez metros de extensão não suportou a força da água e cedeu. Foto: Divulgação.

Chuva forte e recorde, com aproximadamente 250 milímetros nas últimas 24 horas, arrebentou trecho da BR-163, na altura do quilômetro 49, em Eldorado, a 440 quilômetros de Campo Grande. Como a BR-487 também já foi interditada por causa da ponte, parte de Mato Grosso do Sul está sem acesso ao estado do Paraná.

Com o excesso de chuva, a água encheu a pista. Antes do desmoronamento, caminhões pesados tiveram dificuldade em trafegar na via. Apenas o guard-rail ficou intacto.

O trecho foi interditado por uma equipe da CCR MSVias, concessionária que administra toda a BR-163 em Mato Grosso do Sul. A empresa estuda uma rota alternativa, porém está tendo dificuldade porque outras rodovias na região tambérm estão interditadas.

A prefeita de Eldorado, Marta Araújo (PT), informou que o município foi arrasado pela chuva. O distrito de Morumbi está isolado em decorrência do temporal, que somou 250 milímetros em 24 horas. O volume é praticamente o previsto para todo o mês de dezembro. 

A estação meteorológica de Sete Quedas, a mais próxima de Eldorado, registrou chuva de 58,8 milimetros, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Em todos os municípios da região sul, que já decretaram situação de emergência, sofrem com a chuva forte nas últimas 24 horas. Só em Ponta Porã, foram 54 mm, de acordo com o Inmet.

 

Fonte: Renata Volpe Haddad e Thiago de Souza, do Campo Gr

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.