Em cinco horas, Capital tem 35% da chuva do mês, mas sem estragos

04/10/2013 10:02 Meio Ambiente

Apesar de ter chovido 40 milímetros em Campo Grande entre 2 horas da madrugada e 7 horas da manhã, o que representa 30% dos 135 milímetros previstos para todo o mês de outubro, não houve registros de estragos na Capital até o momento, de acordo com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil. Só moradores do interior, como Ponta Porã, enfrentaram transtornos, como inundações.

A chuva deve continuar durante toda sexta-feira em Campo Grande, conforme o Ceptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), e para amanhã a possibilidade de chuva é de apenas 5%.

Ontem (3) em Ponta Porã, a 323 km da capital, houve pontos de inundação, chuva de granizo, trovoadas e raios. O aeroporto da cidade chegou a ser fechado por causa da baixa visibilidade.

De acordo com o meteorologista da Uniderp Anhanguera, Natálio Abrão, a chuva acima de 30mm é considerada razoável para um dia, mas, como houve a dispersão no período de cinco horas, não houve estragos. Do dia 1º até hoje às 9 horas, choveu 56 mm.

No início da madrugada de hoje, por volta da meia-noite, os ventos na Capital chegaram a 58 quilômetros por hora, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). A temperatura mínima entre meia-noite e 7 horas da manhã foi de 19, 5°C, às 7 horas.

No sábado, as áreas de instabilidade se afastam de Mato Grosso do Sul e o sol deve aparecer entre muitas nuvens em vários municípios, segundo o Ceptec. Não há previsão de chuva. Em Campo Grande, a previsão é de períodos curtos de sol, intercalados com muitas nuvens. A temperatura máxima chega a 26° e a mínima será 16°C. No domingo, a máxima sobe, e atingi os 28°C. Também não há previsão de chuva.

Em Dourados, o sábado será de sol, mas com muitas nuvens durante o dia. A mínima prevista é de 9° C e a máxima será de 24°C. No domingo, o sol volta a aparecer no município e também não deve chover. Em Corumbá, a 419 km da Capital, a previsão para o fim de semana é de sol com muitas nuvens e períodos de céu nublado.

Segundo o meteorologista, ontem (3) entre 14 e 16 horas houve registro de granizo, trovoadas e raios em vários municípios. As temperaturas caíram em muitas cidades. Em Amambai, onde teve chuva com trovoadas a temperatura caiu quase 10 graus, indo de 30°C para 22°C.

Em Dourados, a 233 km de Campo Grande, onde a máxima era de 33°C a temperatura caiu para 23°C. Em Ponta Porã, onde choveu ontem 62 milímetros, houve pontos de inundação. Em Jutia temperatura despencou de 30° para 19° C, e os ventos chegaram a 62 quilômetros por hora.

Em Sete Quedas Mundo Novo choveu 36 milímetros.

Fonte: Campo Grande News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.