Em MS, 3 cidades devastadas por temporais decretaram emergência

Com o decreto, as prefeituras de Amambai, Caarapó e Bandeirantes podem recorrer ao governo federal para conseguir verba para financiar reparos e contratar obras emergenciais sem a necessidade de licitação
15/10/2018 14:27 Meio Ambiente
Telhado e forro de escola em Bandeirantes foram destruídos durante temporal. (Foto: Marina Pacheco/Arquivo)
Telhado e forro de escola em Bandeirantes foram destruídos durante temporal. (Foto: Marina Pacheco/Arquivo)

Amambai, Caarapó e Bandeirantes decretaram emergência depois que temporais das últimas semanas deixaram rastro de destruição. O levantamento é da Coordenadoria de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, que acompanha a situação.

Com o decreto, as prefeituras podem recorrer ao governo federal para conseguir verba para financiar reparos e contratar obras emergenciais sem a necessidade de licitação.

Em Amambai, estradas rurais e pontes foram danificadas. Por isso, o acesso ao Assentamento Sebastião Rosa da Paz, localizado entre Amambai e Jutí, ficou comprometido, segundo levantou a Secretaria Municipal de Obras em parceria com a Defesa Civil.

Entre os dias 8 e 11, choveu cerca de 300 milímetros na cidade do sul do Estado.

Em Caarapó, famílias chegaram a ficar temporariamente desabrigadas porque tiveram casas invadidas pela enxurrada durante as chuvas que caíram na cidade entre 8 e 10. Conforme o meteorologista Natálio Abrão, o acumulado de chuva chegou a 249,8 mm, 85 milímetros a mais do esperado para todo o mês de outubro, quando a previsão era de 164,8 mm. A cidade enfrentou ventos de mais de 50 km/h.

O temporal com ventos de 100 km/h no dia 27 de setembro desalojou 150 famílias, arrancou cerca de 100 árvores, deixou 10 feridos e destelhou pelo menos três prédios públicos entre eles o hospital de Bandeirantes.

Fonte: Anahi Zurutuza / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.