Esgoto atinge tanques e mata 5 mil peixes em Dourados

24/03/2018 10:02 Meio Ambiente
Milhares de peixes morreram após vazamento de esgotoo - Crédito: Osvaldo Duarte
Milhares de peixes morreram após vazamento de esgotoo - Crédito: Osvaldo Duarte

O vazamento de uma rede de tratamento de esgoto na região do Jardim Canaã III, em Dourados, resultou na morte de aproximadamente 5 mil peixes criados para engorda e matrizes. Três donos de chácara procuraram o 1º Distrito Policial na manhã deste sábado (24/3) e fizeram a denúncia. 

Em um dos casos, segundo a dona de uma dessas propriedades, Maria das Dores de Araújo, 69, o prejuízo estimado é de R$ 35 mil.

De acordo com ela, os criadores possuem contrato com pesqueiros de Dourados e região e os animais, entre 500 gramas e 1,5 quilo, seriam entregues nos próximos dias. 

“Eu estou no prejuízo. Eram quase 2,5 mil peixes prontos para entregar. Todos morreram! Não é de agora, toda vez que chove os bueiros aqui da região transbordam e a água cai nos tanques. Agora quem vai arcar com o prejuízo?”, contou a produtora bastante emocionada. 

O Dourados News esteve no local e constatou o fato. 

São milhares de peixes de várias espécies boiando sobre a água dos tanques. O cheiro na região também é forte por conta do vazamento do esgoto. 

Em contato com o diretor-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), Luiz Carlos da Rocha Lima, a reportagem foi informada que a estatal já está ciente do fato e tem trabalhado, junto com a terceirizada pela manutenção da rede em Dourados, para descobrir o que causou o problema.

Conforme ele, a empresa irá procurar os produtores e se posicionar sobre o assunto. 

“Vamos investigar. Já estamos cientes e a terceirizada responsável pela manutenção está trabalhando para descobrir quais fatores causaram esse vazamento e tomar as providencias”, contou ao Dourados News.  

 

Fonte: Adriano Moretto e Osvaldo Duarte / Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.