Fazendeiro é multado em R$ 320 mil após gado morrer por desnutrição

De acordo com o dono, a propriedade estava arrendada; cerca de 640 animais, contando com os que morreram, viviam no local
21/09/2018 14:44 Meio Ambiente
Animais desnutridos. Foto: Divulgação/PMA
Animais desnutridos. Foto: Divulgação/PMA

Um fazendeiro do município de Cassilândia foi autuado e multado pela PMA (Polícia Militar Ambiental) em R$ 320 mil, após denúncias de abandono de gado. Diversos animais foram encontrados desnutridos, sem alimentação, enquanto nove morreram devido aos maus-tratos.

Sem pastagem, ou qualquer tipo de alimento, e com sede, todos os animais estavam extremamente debilitados, sem condições até mesmo de se aproximarem do local com água, para a dessedentação.

A fazenda, de 300 hectares, era arrendada pelo proprietário, morador da cidade de Jales, no interior de São Paulo. De acordo com policiais ambientais, a pastagem estava totalmente degradada, em grande parte apresentando somente a terra nua, sem gramínea, de forma que o gado não conseguia mais retirar alimento.

Foram encontrados 100 coxos plásticos espalhados na propriedade, porém, todos sem alimentos. Marcas em árvores da fazenda indicam que os animais haviam retirado a casca, possivelmente na tentativa de se alimentar. No depósito, apenas 25 sacas de ração estavam em estoque.

Após ser localizado, o proprietário do gado afirmou que haviam cerca de 640 animais, no local, incluindo os que morreram. O fazendeiro responderá por crime ambiental de maus-tratos a animais, com pena prevista de três meses a um ano de detenção.

A PMA divulgou fotos de alguns dos animais mortos, porém o iFato adotou a não divulgação das mesmas.

Fonte: Liniker Ribeiro / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.