Ferramenta permite o monitoramento do Cerrado pela tela do computador

29/09/2018 00:04 Meio Ambiente
Cerrado ocupa quase 25% do território nacional. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Cerrado ocupa quase 25% do território nacional. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

O Cerrado, segundo maior bioma brasileiro, território que em boa parte está em Mato Grosso do Sul, poderá ser monitorado por qualquer pessoa e em tempo real. O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) lançou nessa quinta-feira (27) o Deter Cerrado, ferramenta na qual será possível o acesso aos gráficos sobre o desmatamento na região, que abrange mais de 2 milhões de quilômetros quadrados e corresponde a 24% do território nacional.

A ferramenta reúne imagens produzidas pela câmera Wi-Fi instalada no satélite Cbers-4. Diariamente, elas serão repassadas ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos) para fiscalizar áreas de desflorestamento ilegal.

“Com esses dados, certamente teremos ações mais assertivas no combate ao desmatamento”, disse o diretor de Florestas e de Combate ao Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente, Jair Schmitt.

O Deter Cerrado pode ser acessado, neste link.

Pelo sistema, é possível conferir o desmatamento do Cerrado por estado e por município. Ele também oferece mapas para comparar o avanço da retirada da cobertura vegetal desde 2000, com base em informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Serviço Florestal Brasileiro.

O Banco Mundial financia a iniciativa por meio do PIF (Programa de Investimento Florestal). As pesquisas são desenvolvidas conjuntamente pelo Inpe, pela UFG (Universidade Federal de Goiás) e pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Fonte: Adriano Fernandes / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.