Filhote albino de espécie ameaçada de extinção é visto em fazenda em Caracol

A anta foi vista com a mãe andando em uma fazenda próxima de Caracol, segundo pecuarista que registrou o momento
11/02/2019 15:05 Meio Ambiente
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um filhote de anta albina foi visto em uma fazenda próxima ao município de Caracol. A cena está registrada em um vídeo gravado há 30 dias por um fazendeiro e, segundo o biólogo e mestre em meio ambiente e desenvolvimento regional, Marco de Barros, apesar de raros, são possíveis casos de albinismo nesta espécie.

Possivelmente, o animal que está na frente é a mãe do filhote. No Brasil e no restante do mundo, a espécie está ameaçada de extinção, segundo o especialista. Por isso, ver um albino andando por aí é “um baita registro”. O próprio autor do vídeo, que não se identificou, disse que vive na região há 14 anos e nunca havia visto o animal na cor branca.

Em Mato Grosso do Sul, a população do animal é grande, mas ainda vulnerável, seja pela diminuição dos habitats e também pela caça - que é ilegal. “Outro problema grave que a espécie enfrenta são os atropelamentos em rodovias”, afirma.

O biólogo explica que, assim como nos seres humanos, quando o pai e mãe têm gene recessivo, o filhote pode nascer albino. "Se eles possuem gene recessivo para essa característica, pode nascer assim, mas somente se os dois genes forem recessivos".

Mesmo com a peculiaridade, as antas albinas não precisam ser monitoradas, apesar de serem mais suscetíveis. “Eles sofrem por conta da falta de melanina. Sem ela, o animal fica mais sujeito a queimaduras pela radiação solar”.

Fonte: Mayara Bueno / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.