Governo reconhece situação de emergência em mais duas cidades de MS

25/01/2018 16:01 Meio Ambiente

O governo de Mato Grosso do Sul reconheceu situação de emergência em mais dois municípios do Estado: Amambai e Japorã, ambas na região sul. O decreto foi publicado nesta quinta-feira, dia 25 de janeiro, no DOE (Diário Oficial do Estado).

O decreto refere-se à “Situação de Emergência” em partes das áreas urbana e rural dos Municípios de Amambai e Japorã, afetadas por desastre, classificado e codificado como “Chuvas Intensas”.

“Considerando que, em virtude do prolongado período de chuvas, o prefeito decretou “Situação de Emergência”, principalmente em partes da área rural, cujas estradas, por estarem intransitáveis, não oferecem condições ao transporte escolar e inviabilizam o cumprimento do calendário inicial das aulas letivas do ano de 2018, visto que as intensas precipitações pluviométricas provocaram a destruição e a danificação de obras de artes, pontes, estradas e bueiros”, diz a publicação. O decreto tem vigência de 180 dias.

Com a homologação da situação, em decreto estadual, autoriza-se: mobilização de todos os órgãos estaduais, a convocação de voluntários e a dispensa de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, entre outras.

O governo estadual já havia reconhecido a situação de emergência nos municípios de Iguatemi, Tacuru, Sete Quedas, Coronel Sapucaia, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Eldorado e Porto Murtinho.

Antes da situação de emergência ser reconhecida pelo governo, as prefeituras locais publicam decreto municipal e informam a situação à Defesa Civil Estadual. Nesta situação estão: Deodápolis, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Eldorado, Miranda, Rio Verde de Mato Grosso, Bataguassu, Mundo Novo, Bela Vista, Antônio João e Coxim.

Fonte: Do Dourados News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.