Imagens de satélite denunciam desmatamento em Nioaque e PMA multa pecuarista

O pecuarista de 45 anos abriu a vegetação há algum tempo e não possuía autorização ambiental para a atividade
19/04/2019 11:22 Meio Ambiente
No lugar da floresta desmatada havia pastagem e criação de gado. (Foto: PMA/Divulgação)
No lugar da floresta desmatada havia pastagem e criação de gado. (Foto: PMA/Divulgação)

Policiais militares ambientais localizaram área desmatada em propriedade de Nioaque, durante a Operação Semana Santa. A parte destruída foi descoberta por imagem de satélites, nesta quinta-feira (18).

O pecuarista de 45 anos, que não teve o nome divulgado, abriu a vegetação há algum tempo e não possuía autorização ambiental para a atividade. No lugar da floresta desmatada havia pastagem e criação de gado. Alguns troncos de madeira ainda estavam no local. Ele foi autuado e recebeu multa administrativa total de R$ 1.120,00.

Autuado, o proprietário também responderá por crime ambiental, que prevê pena de três a seis meses de detenção. Além disso, ele foi notificado a apresentar um Prada (Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada) junto ao órgão ambiental estadual.

A vistoria também faz parte da operação Cervo-do-Pantanal. Nesta operação, a PMA recebeu 634 vistorias de possíveis desmatamentos ilegais levantados por imagem de satélites na bacia do rio Paraguai e Paraná pelo Núcleo de Geoprocessamento (NUGEO) do Ministério Público Estadual (MPE).

Em 2018 foram 109 proprietários rurais autuados na operação, sendo verificado um total de 2.665,46 hectares de desmatamentos ilegais em 23 municípios. Foram aplicadas multas que perfizeram o valor de R$ 3.056.028,00.

Fonte: Danielle Valentim / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.