Imasul inicia plano para explorar turismo na área da Gruta do Lago Azul

Edital convoca entidades sem fins lucrativos interessadas em elaborar plano de manejo para conservação e regulação de atividades, como trilhas e avistamento de aves
21/03/2019 14:30 Meio Ambiente
Atualmente, a atividade turística é regulada dentro da Gruta do Lago Azul (Foto/Divulgação)
Atualmente, a atividade turística é regulada dentro da Gruta do Lago Azul (Foto/Divulgação)

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) publicou edital para selecionar entidade sem fins lucrativos que irá elaborar plano de manejo do Monumento Natural da Gruta do Lago Azul. Essa é a primeira vez que o plano será elaborado para regular atividades como trilhas, arborismo e visitação no entorno de um dos principais pontos turísticos do País.

Atualmente, a atividade turística é liberada para a Gruta do Lago Azul, sendo permitida uma trilha até o local. No entorno, não é permitida qualquer atividade, como trilha ou camping.

O edital foi publicado hoje no Diário Oficial. O contrato tem vigência de 12 meses, orçado em R$ 350 mil. O diretor-presidente do Imasul, Ricardo Éboli, disse que já existe plano espeleológico da gruta desde 2001, que regula número de visitantes e outras ações de turismo e conservação.

Agora, o plano será para toda a área no entorno da gruta, total de 273,669 hectares. A criação desse projeto é prevista pelo SNUC (Sistema Nacional de Unidade de Conservação), conforme legislação de julho de 2000, que estabelece que as unidades devem ter plano de manejo e gestão.

A entidade a ser escolhida deve fazer avaliação do uso público do monumento natural, “para melhoria da qualidade da experiência recreativa da Unidade de Conservação, abrangendo todas as áreas e atividades nos diversos ambientes (cavernas, trilhas, mirantes, avistamento de aves, arborismo, se for o caso)”.

No levantamento, a entidade deve apresentar dados ambientais, como fauna, vegetação, flora e histórico cultural e econômico. As propostas devem ser entregues até dia 22 de abril e o resultado definitivo da escolhida será no dia 17 de maio.

Fonte: Silvia Frias / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.