Inmet alerta para risco de ventos no fim de semana aumentarem queimadas

Fim de semana terá baixa nebulosidade, altas temperaturas e umidade mínima do ar abaixo de 20%
22/08/2019 18:32 Meio Ambiente

Líder de queimadas no Brasil conforme dados oficiais, Mato Grosso do Sul corre o risco de ver as áreas incendiadas aumentarem no fim de semana por conta da maior intensidade dos ventos. O alerta partiu do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que prevê um fim de semana de tempo seco, forte calor durante a tarde e percentuais de umidade do ar inferiores a 20% nos horários de temperaturas mais altas.

A sexta-feira (23) deve registrar leve aumento na nebulosidade –mas com baixa umidade e névoa seca resultante de partículas suspensas na atmosfera–, mas o sábado (24) e domingo (25) tendem a registrar poucas nuvens e ventos mais fortes, “favorecendo o maior risco de alastramento de queimadas ou incêndios”, destaca a previsão do Inmet.

A exceção fica para as regiões sul e sudoeste (que inclui a Grande Dourados e a faixa de fronteira com o Paraguai), onde uma área de baixa pressão aumenta a nebulosidade e melhoram um pouco os percentuais de umidade –permanecendo na casa dos 40% nesta sexta, havendo, inclusive, chance de chuvas fracas e isoladas. As temperaturas variam de 14 ºC a 28 ºC.

Já as demais regiões devem registrar céu parcialmente nublado pela manhã, com névoa seca à tarde e durante a noite. Em Campo Grande, as temperaturas vriam de 20 ºC a 31 ºC amanhã. No Centro-Norte (Jaraguari, Rio Verde e Camapuã), a variação será entre 18 ºC e 34 ºC.

Na faixa leste, entre Cassilândia e Taquarussu, os termômetros vão de 17 ºC a 33 ºC; e de 20 ºC a 33 ºC no Pantanal (Miranda, Ladário e Porto Murtinho).

Próximos dias – O sábado segue seco e com baixa umidade do ar –com risco de chegar a 20% em algumas regiões–, com temperaturas entre 13 ºC e 36 ºC. Na Capital, a variação será entre 18 ºC e 32 ºC. Domingo a situação se agrava, com a umidade atingindo 15% em algumas regiões, com calor de 38 ºC no interior e de até 34 ºC em Campo Grande.

Na segunda-feira (26), haverá aumento da umidade a partir das fronteiras oeste e sudoeste, com céu permanecendo entre claro e parcialmente nublado. Nas demais áreas, a névoa seca ainda persiste, com a umidade do ar beirando os 20% –e temperaturas entre 15 ºC e 37 ºC.

Na Capital, o feriado de aniversário da cidade também será com baixa umidade do ar e temperaturas entre 21 ºC e 34 ºC, segundo o Inmet.

Fonte: Humberto Marques / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.