Inverno começa nesta quinta-feira com sol e ar seco, sem previsão de chuva

Prognóstico é de baixíssima umidade relativa do ar, e enorme amplitude térmica, em relação a outros estados brasileiros.
20/06/2018 21:43 Meio Ambiente
Campo Grande e sua penumbra, nesta véspera de início de Inverno. (Foto: Saul Schramm)
Campo Grande e sua penumbra, nesta véspera de início de Inverno. (Foto: Saul Schramm)

O inverno começa oficialmente nesta quinta-feira (21), às 06h07, no horário local, trazendo ainda mais ar seco para todas as regiões de Mato Grosso do Sul, onde o clima mais úmido e frio foi registrado até agora, em junho. Para amanhã, o sol aparece forte e um sistema de alta pressão atmosférica dificulta a formação de chuvas.

Segundo o Climatempo, a nova estação será "recepcionada" por uma névoa seca e baixa umidade relativa do ar, principalmente no período da tarde. Essa massa de ar seco que atua sobre o estado nos últimos dias, se fortalece ainda mais, impedindo a formação de nuvens - o que é normal nesta época do ano.

Para amanhã, os termômetros oscilam entre 14º e 32ºC no estado, e entre 19ºC e 29ºC em Campo Grande.

Também são esperadas névoas e nevoeiros, o que gera estado de atenção devido ao aumento das queimadas. Os níveis de umidade estão caindo consideravelmente: por volta das 14h de hoje, por exemplo, a menor umidade registrada era de 24% tanto em Campo Grande quanto em Sidrolândia.

Mesmas condições permanecem para amanhã, quando a umidade relativa do ar também pode ser inferior a 30%. 

Inclusive, ainda segundo o Climatempo, Mato Grosso do Sul tem chamado a atenção para a grande amplitude térmica, em relação a outros estados. Esse “fenômeno” é registrado quando há enorme diferença entre a temperatura mínima e a temperatura máxima, no mesmo dia. Nesta quinta, o dia pode amanhecer ameno, e ir esquentando no decorrer das horas.

Não há previsão de mudanças em relação ao tempo até sábado (23). Para a região, neste ano, pancadas de chuva podem começar a "dar as caras" somente no final de setembro, já na Primavera.

Para julho, Campo Grande deve registrar mínima de 5°C, máxima de 35°C e média de 19°C. Em Dourados, a mínima esperada é de 3°C, máxima de 30°C e média de 17,5°C. Ponta Porã cai para mínima de 2°C, máxima de 26°C e média de 16°C. Em Três Lagoas e Corumbá, a mínima fica aos 9°C máxima entre os 35 e 36°C.

Em Agosto, a mínima de Campo Grande sobe para 9°C, Dourados e Ponta Porã para os 6°C. Três Lagoas e Corumbá registram mínima de 12° e Coxim 14°C.

Chuva, nada? Prognóstico do meteorologista Natálio Abraão, indica que, para a Capital, a média de chuva no trimestre é de 179,3mm e o esperado é de 135,0mm. Os maiores totais de chuva, somados no trimestre, não passarão de 140 mm, principalmente no norte e nordeste.

Fonte: Anahi Gurgel / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.