Menor felino do Brasil é clicado pela primeira vez em parque ecológico de MS: 'Gato confundido com onça'

Leopardus Tigrinus é um pouco maior que um gato doméstico. A espécie rara nunca tinha sido vista pelos pesquisadores da região norte do estado.
23/07/2020 20:24 Meio Ambiente
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Pela primeira vez um gato-do-mato-pequeno foi fotografado no Parque Natural Municipal Templo dos Pilares, em Alcinópolis, norte de Mato Grosso do Sul. O animal que tem o nome científico de Leopardus Tigrinus, é considerado o menor felino do Brasil.

"Ele é pouco maior que um gato doméstico, e é um animal bastante raro e difícil de encontrar. Por conta do tamanho, muita gente leiga se intriga e o gato confundido com onça, o pessoal diz. Nós especialistas não tínhamos certeza exatamente de qual espécie de felino se tratava", disse a bióloga Bruna Barbosa.

A bióloga que é responsável pelo parque conta que para tirar a dúvida compartilhou a fotografia em grupo de especialistas em uma rede social. Foi então que o professor Tadeu Oliveira, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), especialista em pequenos felinos, analisou o registro e confirmou que era mesmo um gato-do-mato-pequeno.

O animal foi clicado no dia 17 de julho e a foto divulgada nesta quinta-feira (23), graças a um projeto de monitoramento que começou em janeiro. Câmeras foram instaladas perto de trilhas e já registraram onças, algumas com filhotes, jaguatirica, lobo-guará, anta, irara, queixadas, catetos, entre outros animais.

O Parque Natural Municipal Templo dos Pilares tem 6,2 mil hectares e trata-se de uma unidade de conservação repleta de vestígios de antigos habitantes, que segundo estudos recentes, datam de até 10 mil anos atrás. No local, os visitantes encontram gravuras, pinturas em paredes, teto e em pilares de formações rochosas únicas em todo Mato Groso do Sul.

Fonte: G1 MS

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.