Mesmo sem chuva, nível no Rio Miranda sobe e alerta é mantido

Hoje, seguem em estado de alerta as cidades de Porto Murtinho, Miranda, Aquidauana e Coxim
21/03/2019 14:33 Meio Ambiente

O Rio Miranda segue em estado de alerta emitido pelo Imasul (Instituto Nacional de Meio Ambiente). Mesmo sem chuva até o começo da tarde desta quinta-feira (dia 21), a área em torno continua alagada e o nível do rio subiu um pouco com a água que desce das cabeceiras.

Segundo o boletim divulgado na tarde de quarta-feira (dia 20), as leituras dos níveis do rio indicam “emergência com potencial para provocar significativos danos materiais e com risco a integridade humana”, nas proximidades do distrito Águas do Miranda, em Bonito.

Hoje, seguem em estado de alerta as cidades de Porto Murtinho, Miranda, Aquidauana e Coxim, de acordo com boletim divulgado pelo Imasul. A imagem acima é do Rio Miranda entre os municípios de Jardim e Guia Lopes da Laguna - que não estão no alerta do Imasul.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, Fábio Catarinelli, não há, por enquanto, situações mais graves, como desalojamento de moradores nestes locais.

Ele afirma que o Rio Miranda, próximos às cidades de Miranda e Aquidauana, está sendo monitorado. O nível das águas continua subindo, mas não atingiu a área urbana. Por ser local com históricos de inundações, a situação é monitorada pelas defesas das cidades e também do Estado.

Em Caracol, os danos, segundo o coordenador, está concentrado na área rural. “A Defesa Civil do município está fazendo o levantamento da situação no local”.

Rio da Prata – O nível da água visto da ponte do Curê nesta quinta-feira está 4,5 metros. Ontem, a informação era de 3.06 metros, o que já representava 2,5 m acima do normal.

Na imagem abaixo é possível ver a água no limite do começo da ponte, que é caminho de Jardim para Bonito – que, inclusive, está com passeios suspenso em virtude da cheia no Rio Formoso.

Fonte: Mayara Bueno / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.