Moradores de Batayporã aproveitam trégua de chuva para limpar rastro de sujeira

Acumulado 160 milímetros de chuva em dois dias, 50 famílias foram afetadas pelo alagamento
19/01/2019 11:50 Meio Ambiente
Rua alagada ontem durante temporal no município.
Rua alagada ontem durante temporal no município.

Após 160 milímetros de chuva em dois dias, hoje (19) é momenot de limpeza para moradores de Batayporã. A cidade ficou praticamente debaixo d’água e o município deve decretar situação de emergência na segunda-feira (21).

Apesar de ter previsão de chuva hoje ainda para a cidade, o coordenador da Defesa Civil de Batayporã, Sidney Olegário afirmou que não chove neste momento, mas todos devem ficar em alerta. O coordenador detalhou a situação dizendo que a água da chuva que alagou a cidade e casas já escorreu e agora restou apenas a lama e toda a sujeira espalhada.

As poucas famílias que ficaram desabrigadas ontem (18), e se alojaram em casas de parentes na parte alta da cidade, já retornaram para casa hoje e agora fazem a limpeza dos moveis e cômodos.

Equipes da Defesa Civil estão percorrendo a zona rural, fazendo levantamentos pontos e estradas que podem ter sido danificadas. Foram cerca de 50 residências danificadas com a entrada da água. Houve perdas de moveis e alimentos.

“O fato infelizmente é recorrente aqui. Algumas pessoas já se precavem com muros mais altos, outras constroem as casas mais elevadas, mas o prejuízo maior mesmo é o emocional das pessoas. É muito triste isso”, relata o coordenador afirmando ainda que os trabalhos de limpeza das ruas seguem até o inicio da semana.

O Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) emitiu alerta de chuvas intensas, tempestades com raios, vendavais e queda de granizo para todas as regiões de Mato Grosso do Sul. As temperaturas caem um pouco, mas o calorão continua.

Fonte: Mirian Machado / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.