Palestras e ações de preservação estão na agenda do Dia do Meio Ambiente
A arara híbrida, resultado do cruzamento entre duas espécies diferentes da ave, só pode ser avistada em Campo Grande (Foto: André Bittar/Campo Grande News)
Nesta terça-feira, dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e para marcar a data, órgãos públicos e privados prepararam programação especial de conscientização e educação ambiental durante todo o mês em Mato Grosso do Sul.
Foi em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, que a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu 5 de junho como o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Confira a programação no Estado:
Águas Guariroba - A Semana do Meio Ambiente em Campo Grande começou nesta segunda-feira (4) com um abraço ao Lago do Amor, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). A ação realizada pela Águas Guariroba, plantou mais de 100 mudas no local, uma maneira de preservar a mata ciliar e evitar o assoreamento do lago.
Uma palestra com tema “Água na Academia: Da pesquisa à divulgação” na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia da UFMS e uma apresentação de teatro de bonecos na Escola Municipal Geraldo Castelo - Rua Padre João Crippa - fazem parte da programação nesta terça-feira (5).
Na quarta-feira (6), a Águas Guariroba fará o lançamento de obra de rede de água na Aldeia Água Bonita. O evento acontece na Avenida Ana Pimentel, no Tarsila do Amaral.
Em Campo Grande - A Prefeitura Municipal de Campo Grande também comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente com seminário, exposição, caminhada ecológica e palestras, com o objetivo de “promover uma reflexão sobre responsabilidade socioambiental e o desenvolvimento sustentável da cidade”.
Segundo a prefeitura, a programação começou no dia 3 de junho, com a 1º Caminhada Ecológica’, evento promovido pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).
O mês também será marcado pela assinatura de um convênio de cooperação entre a Prefeitura e a Empresa Energisa, visando à execução do Programa Anual de Manejo da Arborização Urbana de Campo Grande. Durante a vigência do convênio, está previsto o plantio de três mil mudas anuais.
No mesmo ato, será formalizada parceria entre prefeitura, Energisa, Ministério Público de Mato Grosso do Sul e TV Morena, para conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da preservação e plantio de árvores adequadas para o perímetro urbano.
Começa nesta terça-feira, até o dia 4 do próximo mês, uma exposição de banners dos projetos desenvolvidos pelo município para a preservação e conservação do meio ambiente. Ao todo serão expostos 15 painéis, com imagens, textos e QR Codes sobre as ações que sensibiliza a população para a importância da preservação do meio ambiente nos espaços públicos.
A exposição acontece durante o Seminário Recursos Hídricos na UFMS, na Central de Atendimento ao Cidadão, na Planurb e na Câmara Municipal. Serão feitos ainda, palestras nos Centros de Educação Ambiental de Campo Grande.
Crea-MS - Para marcar o Dia do Mundial do Meio Ambiente, o Crea-MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MS) irá promover, das 13h às 18h de hoje, a distribuição de 300 mudas de árvores nativas e exóticas. A ação tem como objetivo conscientizar sobre a importância da arborização e da preservação ambiental.
As mudas foram produzidas no viveiro localizado dentro da Estação de Tratamento de Esgoto Los Angeles, da Águas Guariroba. Juntamente com as árvores, será entregue um folheto contendo informações de como realizar o plantio e os cuidados necessários para que a espécie se desenvolva.
A distribuição será realizada em frente ao Crea-MS, na Rua Sebastião Taveira, 272, no Monte Castelo. Informações podem ser obtidas pelo 67 3368-1000.
Polícia Militar Ambiental - Durante todo o mês, a PMA (Polícia Militar Ambiental) vai realizar trabalhos de educação ambiental com mais de 5 mil alunos em Mato Grosso do Sul.
Na Capital, entre os dias 5 e 7, os policiais, crianças e adolescentes das duas Unidades de Projeto Florestinha, irão realizar trabalhos educacionais, especialmente sobre resíduos e desperdícios de alimentos, para 470 participantes do Instituto Mirim. Nesta terça-feira (5), os alunos assistirão a palestras e também a um teatro de fantoches sobre o tema.
Em Ribas do Rio Pardo, policiais militares ambientais, pescadores profissionais, servidores públicos e ribeirinhos, usarão 12 embarcações para fazer a limpeza do Rio Pardo. É o 12° ano consecutivo que a limpeza é realizada na região.
Nos distritos de Águas do Miranda, em Bonito e Piraputanga, em Aquidauana, mais de mil alunos e moradores receberão atendimento das policiais e de servidores da Fundação Estadual de Turismo. Em Sete Quedas, 3.500 alunos de escolas urbanas e rurais também participarão da programação por uma semana, com um dia para o plantio de mudas em uma área degradada no município.
Fonte: Geisy Garnes / Campo Grandes News
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.