Pesquisadores realizam expedição em atrativo turístico de Jardim

O grupo realizou uma expedição no atrativo com o intuito de interpretar ambientes naturais que são únicos e que combinam formação cárstica com alta biodiversidade
28/04/2019 13:14 Meio Ambiente
Divulgação/ Grupo Rio da Prata
Divulgação/ Grupo Rio da Prata

O Recanto Ecológico Rio da Prata, localizado em Jardim, recebeu no mês de abril a visita do Prof. Dr. José Sabino, acompanhado dos pesquisadores Drº Pablo Arroyo, Engenheiro Florestal da Agência Espacial Canadense; Toshimasa Kawai, da Aquarium Aquatotto, no Japão, e Drª Margaret Kalacska, Bióloga McGill University (Montreal Canadá).

O grupo realizou uma expedição no atrativo com o intuito de interpretar ambientes naturais que são únicos e que combinam formação cárstica com alta biodiversidade.

"A região é extremamente importante, sensível às alterações ao uso do solo e isso tem gerado impactos em alguns rios. Essa é uma das partes que estamos mais preocupados nesse momento e concentrando nossas pesquisas com foco em análise da paisagem para tentar conservar esse tipo de ambiente e, principalmente, esse tipo de experiência que ele oferece para as pessoas, de mergulhar em um rio de águas cristalinas, combinada com uma riquíssima biodiversidade e que é capaz de transformar a mente das pessoas", revela Sabino.

Já Margaret Kalacska, professora na Universidade McGill e co-fundadora do Projeto Peixes e Floresta , revela que "esta é uma oportunidade de colaborar com colegas brasileiros para entender os impactos da mudança na cobertura e uso do solo nos ecossistemas de água doce em áreas com grande biodiversidade, mas que lidam com aumento da pressão por uso da terra ao redor. É uma oportunidade incrível para entender a ligação entre a ciência e ecoturismo e a importância que os dois tem na paisagem".

Fonte: Carla Layane/Bonito Notícias

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.