PMA apreende 1.900kg de pescado e aplica R$ 182 mil em multas
Nesta operação 2017/2018, o número relativo à quantidade de pessoas autuadas foi pouco inferior à operação passada, em 12,5% - Crédito: Divulgação/PMA
Termina às 00h de amanhã (1º), o período de defeso para a proteção da Piracema em todos os rios do Estado e da União, em Mato Grosso do Sul, com exceção dos rios onde permanentemente a pesca não é permitida e, em alguns locais especiais, como distâncias definidas de cachoeiras, corredeiras e barragens de usinas hidrelétricas e outros.
A Polícia Militar Ambiental inicia uma nova fase da fiscalização com a pesca aberta em todo o Estado.
Apesar do período de defeso extremamente crítico, durante a piracema, a fiscalização foi focada no monitoramento dos cardumes principalmente nos pontos em que eles são mais vulneráveis, cachoeiras e corredeiras, onde a PMA instalou postos fixos 24h durante a Piracema.
Operação Piracema 2016-2017
Nesta operação 2017/2018, o número relativo à quantidade de pessoas autuadas foi pouco inferior à operação passada, em 12,5%.
Foram 56 autuados e 64 em 2016. Das 56 pessoas, 48 criminosos foram presos em flagrante, três a menos que há dois anos, quando o número de flagrantes foi 51.
O Comando da PMA acredita que esses números se manterão estabilizados próximos a uma tonelada de pescado apreendida e cerca de 60 pessoas presas a cada piracema, pois pescadores continuarão a cometer crimes ambientais.
Entretanto, a ideia é manter a estratégia de fiscalização intensiva, para prendê-los sem que tenham capturado grande quantidade de pescado, e assim proteger os cardumes.
Fonte: Da redação / Dourados News
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.