PMA, prefeitura, imprensa e comunidade retiram meia caçamba de lixo em limpeza do rio Pardo em Ribas

06/06/2015 22:43 Meio Ambiente
Imagem de parte do lixo retirada.. Assessoria/PMA
Imagem de parte do lixo retirada.. Assessoria/PMA

Neste sábado (06/06), durante toda a manhã, a Polícia Militar Ambiental, a Prefeitura de Ribas do Rio Pardo, a Imprensa e a Comunidade realizaram a limpeza do rio Pardo.

Durante as atividades foi retirado lixo que encheu diversas embarcações e que quase lotou um caminhão caçamba. Foram encontrados pedaços de geladeiras, tambores plásticos vazios e até com óleo lubrificante, muitos tipos de plásticos, especialmente garrafas PET.

São nove anos de desenvolvimento desta atividade de limpeza do rio Pardo e, apesar da grande quantidade de lixo retirada, tem sido reduzida a cada ano, mesmo aumentando o número de voluntários para a limpeza. Isto mostra que o trabalho tem surtido efeito, não só pela retirada de grande quantidade de lixo, mas também devido ao impacto que a atividade tem obtido junto a população, para que tenha mais cuidado com a disposição do lixo na bacia.

Há nove anos, com a mesma quantidade de barcos e o mesmo tempo chegaram-se a ser retiradas até três caçambas de lixo e, neste ano, foi recolhida pouco mais de meia caçamba de resíduo. O tipo de lixo também tem se modificado. Antes retiravam-se várias geladeiras, máquinas de lavar roupa, televisões, computadores, colchões e até sofás e atualmente são recolhidos resíduos de pequeno porte. Neste ano, apesar de terem sido retirados pedaços de uma geladeira, não se encontram mais em grandes quantidades esse tipo de resíduo de grande porte. De qualquer forma, o destaque sempre foi a garrafa PET.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Polícia Militar Ambie

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.