Projeto Bem Diverso apoia comunidade geraizeira na limpeza do ribeirão Água Boa (MG)

26/03/2018 12:57 Meio Ambiente
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, comunidade faz mutirão de limpeza 

Eles vivem no pequeno município de Rio Pardo de Minas (MG), mas tem plena consciência de que o mundo exigirá cada vez mais consciência ambiental e uso racional da água. Na semana em que se comemorou o Dia Mundial da Água (23) e na qual o Brasil sediou pela primeira vez o 8º Fórum Mundial da Água, um grupo de geraizeiros da comunidade Água Boa II se mobilizou e, com o apoio técnico do projeto Bem Diverso, liderado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, limpou e reflorestou parte das margens do ribeirão Água Boa. No dia 22 de março, mulheres, homens e crianças da escola local colocaram "a mão na massa" para possibilitar que o rio seguisse seu curso.

Uma das primeiras ações executadas pelo grupo foi a limpeza das margens do ribeirão. Segundo o biólogo da Embrapa Anderson Sevilha, o leito do rio estava assoreado e é coberto por gramíneas invasoras. "A beira do rio estava em estado grave, com pouca vegetação e sem mata ciliar", disse o pesquisador. Com orientação técnica do projeto Bem Diverso, o mutirão plantou cerca de 70 mudas de espécies típicas das matas de galeria do Cerrado em distâncias que variam entre 2 e 4 metros do leito de rio, e a 5 metros uma da outra. Em apenas um dia, foi possível limpar e reflorestar cerca de 1 quilômetro de rio.

“O mais importante a se destacar é que esse trabalho é fruto de iniciativa da própria comunidade, ou seja, a própria comunidade se mobilizou e executou a atividade. Para nós é gratificante saber que todo o trabalho que temos feito junto às comunidades locais, por meio dos cursos de capacitação em técnicas de restauração para recuperação das áreas de recarga e do leito dos rios da RDS Nascentes Geraizeiras está sendo apropriado pelas comunidades e colocado em prática”, completou o pesquisador.

"Os nossos rios também precisam de um caminho para seguir em frente", afirmou Valdir Dias, comunicador popular do projeto no Território de Alto Rio Pardo (MG), ao observar que a ação facilitou o "correr" das águas. As mudas plantadas na beira do rio foram produzidas no próprio viveiro comunitário, fruto de uma ação iniciada há mais de 12 anos. O viveiro possui registro oficial e é apoiado pelo projeto Bem Diverso, que tem como um de seus objetivos contribuir com a restauração do Cerrado, a geração de renda e a permanência da juventude nas comunidades agroextrativistas.

"As águas correram com mais facilidade da mesma forma que fluiu a esperança de um povo que já viveu e presenciou diversas realidades e que acredita, preserva e luta para que as crianças também possam usufruir de água limpa, verdadeira riqueza do futuro que se aproxima", concluiu Valdir.

Vale lembrar que "Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos" é o 6º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015, composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030.

O projeto Bem Diverso é uma iniciativa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, com recursos do Fundo Mundial para o Meio Ambiente – GEF. Visa contribuir para a conservação da biodiversidade brasileira em paisagens de múltiplos usos por meio do manejo sustentável da sociobiodiversidade e de sistemas agroflorestais (SAFs), de modo a assegurar os modos de vida das comunidades tradicionais e agricultores familiares, gerando renda e melhorando a qualidade de vida.   

Irene Santana com a colaboração de Valdir Dias (MTb 11.354/DF)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia / Projeto Bem Diverso
[email protected]
Telefone: (61) 3448-4769

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Fonte: Embrapa

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.