Rio Taquari chega a quase 5 metros e Imasul alerta para risco de alagamentos

09/01/2018 14:05 Meio Ambiente
Rio Taquari, no município de Coxim, deve atingir cota máxima de nível. Foto: Arquivo/Divulgação/MPF
Rio Taquari, no município de Coxim, deve atingir cota máxima de nível. Foto: Arquivo/Divulgação/MPF

Nas últimas 24 horas, choveu mais de 36 milímetros no município de Coxim, elevando em 7,92 metros o nível do Rio Taquari, o que levou o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) a emitir alerta para risco de alagamentos e possibilidade de famílias ficarem desabrigadas.

O alerta foi emitido do Imasul para a Defesa Civil estadual e municipal às 11h30 desta terça-feira (09) e é válido para as próximas 24 horas. Conforme os dados do instituto, às 7h30 de hoje a cota estava em 4,75 metros, mas subiu em média de 4,25 cm/h chegando a 7,92 metros às 11h30.

Os acumulados de chuva nos últimos dias indicam que tendência é que o nível possa atingir a cota de emergência, de 5 metros, nas próximas horas.

“Na altura em que está o rio, já teve início o processo de invasão as águas nas instalações lindeiras ao seu curso. O histórico recente de chuvas no município e o solo já bastante encharcado facilitam a ocorrência de enchentes e consequentemente de danos materiais e risco à integridade humana”, informou o Imasul.

O monitoramento dos leitos dos rios é realizado pela chamada Sala de Situação do Imasul. São ao todo 12 pontos de verificação em todo o estado. Quando o nível do rio ultrapassa os limites de alerta e emergência a Defesa Civil é imediatamente comunicada, com suporte também do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul).

Fonte: Do Campo Grande News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.