Rios transbordam e Vila Militar é alagada em Porto Murtinho

Rodovia MS-382 também foi afetada; Colônias Indígenas estão ilhadas no município
18/03/2019 19:02 Meio Ambiente
Quintal de casa alagada; bancos e, no canto esquerdo, aparelhos eletrônicos erguidos (Foto: Divulgação)
Quintal de casa alagada; bancos e, no canto esquerdo, aparelhos eletrônicos erguidos (Foto: Divulgação)

A chuva incessante que cai sobre Porto Murtinho há pelo menos quatro dias, já registra prejuízos na área rural da cidade. Nesta segunda-feira (18), casas na região da Colônia Ingazeira, às margens do Rio Apa, assim como a rodovia MS-382, ficaram alagadas após rios da região transbordarem.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Helton Benites da Graça, o Rio Apa transbordou durante a madrugada e a água já invade casas até mesmo na Vila Militar do município. Três soldados e um cabo do Exército, que moram e cuidam do local, tiveram que erguer móveis eletrodomésticos para não serem danificados.

Um vídeo enviado ao Campo Grande News comprova a situação. Nas imagens, é possível ver até mesmo uma geladeira que foi erguida pelos militares. A água tomou conta de uma enorme área. Bancos e árvores estão dentro d’água. “Lá o rio está a 2 metros e 30 centímetros acima do normal”, revela Helton.

Apesar da situação, militares ainda conseguem caminhar pela região. Mas a preocupação é com as pancadas de chuva, que insistem em ocorrer e podem contribuir para que o nível da água aumente.

Ainda conforme a Defesa Civil, a quantidade de chuva já acumulou 150 milímetros, só no mês de março.

Ilhados – De acordo com Helton, Colônias Indígenas estão mais uma vez ilhadas após o Rio Aquidabán também estar acima do normal. A ponte que ligava as aldeias Tomázia e Barro Preto à cidade foi levada pela última grande enchente que atingiu a região, há cerca de um ano.

Apesar disso, quando o curso do rio está baixo, os veículos conseguem passar. Mas como o nível está muito alto, os moradores só conseguem acesso com auxílio de barcos. A situação também afeta o trânsito na MS-382. Segundo a Defesa Civil, a água invadiu a pista e interrompe um trecho da rodovia desde o último sábado (16).

Alerta – O aumento no nível do Rio Apa também preocupa a Defesa Civil de Bela Vista – a 322 quilômetros da Capital. De acordo com o coordenador municipal, Oraldino Centurião, 15 famílias ribeirinhas estão sendo retiradas de suas casas porque a água já começa a invadir os imóveis.

“Já estamos retirando famílias de dois bairros da cidade, nas Baixadas Fluminense e Corintiana, porque o nível do rio subiu muito rápido nesta tarde”, revelou. Membros da Defesa Civil, além de equipes da prefeitura, acompanham a situação na região. As famílias retiradas do local vão para casa de parentes.

Previsão – De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é de mais chuva para ambas as cidades, ainda na noite desta segunda-feira (18). Em Porto Murtinho e Bela Vista, pancadas podem voltar a ocorrer amanhã (19), principalmente no período da tarde. Já na quarta-feira (20), o tempo volta a ficar estável nos dois municípios.

Fonte: Liniker Ribeiro / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.