Tempo segue chuvoso em MS até o fim de semana, prevê meteorologia

Meteorologia mantém alerta de tempestades para todo o Estado até o fim da quarta-feira, mas chuvas devem perder a intensidade nos próximos dias
01/05/2019 17:12 Meio Ambiente

O céu nublado e a chuva que cobrem boa parte de Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (1º) devem perder força, mas ainda se fazerem presentes em diferentes regiões até o final de semana. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) mantém o Estado sob alerta de tempestades até o fim da noite.

O instituto contabiliza que, desde a madrugada até o fim da manhã, Campo Grande registrou 49 milímetros de chuva –ocorrendo alagamentos em rua e inconvenientes causados pela lama.

Já em Miranda a meteorologia aponta que, até o mesmo horário, choveu 67,6 milímetros. Houve pancadas intensas e ventos fortes, conforme relatos ao Campo Grande News. Porém, conforme a Defesa Civil municipal, até o momento não houve comunicados sobre danos ou riscos de enchentes –o nível do Rio Miranda está em 5,8 metros, acima do nível padrão de cerca de 3 metros, mas ainda distante dos 6,5 metros considerados de alerta ou dos 7,15 metros, quando a calha é superada. Equipes da Secretaria de Obras estão de prontidão para resolver eventuais problemas em estradas vicinais.

O Inmet mantém alertas sobre perigo potencial de tempestades para todo o Estado, com a ocorrência de pancadas de chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros em todo o dia, com pequenas chances de danos em plantações e de alagamentos. São esperados ventos entre 40 e 50 km/h e possibilidade de queda de granizo.

O mau tempo é fruto da influência de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, que migrou para Mato Grosso do Sul durante a madrugada. O canal de umidade deve seguir rumo ao oeste, e o sol deve, gradativamente, aparecer no Estado, aumentando as temperaturas de forma mais significativas no domingo (5), quando deve chover à tarde no Pantanal.

Previsões – A manhã desta quinta-feira (2) deve começar com céu entre nublado e encoberto, com névoa úmida, em todas as regiões, com exceção do leste (faixa que vai de Cassilândia a Taquarussu), onde o tempo fica apenas nublado no início do dia e as temperaturas devem ficar entre 22ºC e 31ºC.

Durante a tarde devem ocorrer pancadas de chuva isoladas pelo Estado, com céu entre nublado e parcialmente nublado à noite. Em Campo Grande, os termômetros variam de 20ºC a 28ºC.

No centro-norte (de Jaraguari a Sonora e Camapuã) faz de 22ºC a 30ºC, e de 21ºC a 31º no Pantanal (Aquidauana, Corumbá e Porto Murtinho). No sul e sudoeste, regiões que abrangem a Grande Dourados, divisa com o Paraná e fronteira paraguaia, a mínima para o dia deve ficar em 19ºC, com máxima de 31ºC.

Sexta (3), o Inmet prevê um dia de céu entre nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, com tempo mais fechado no sul e temperaturas de 20ºC a 30ºC (e de 22ºC a 26ºC na Capital).

O sábado (3) promete ser mais nublado no norte, com chuvas e trovoadas isoladas –que tendem a se repetir nas demais áreas, mas com menor nebulosidade. Os termômetros oscilam entre 20ºC e 31ºC pelo Estado e de 21ºC a 28ºC em Campo Grande.

Por fim, o Inmet prevê um domingo de tempo fechado e chuvas isoladas à tarde no oeste e tempo nublado nas demais regiões. Podem ocorrer chuvas isoladas na Capital. A mínima será de 19ºC e a máxima de 34ºC, com variação de 22ºC a 31ºC na Capital.

Fonte: Humberto Marques / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.