Três mineradoras são alvo de investigação do MPF no Estado

Segundo o órgão, em todos os casos está sendo cobrada a Política Nacional de Segurança de Barragens
28/01/2019 19:09 Meio Ambiente
Mineradoras de Corumbá são alvo de investigação do MPF (Foto: Divulgação)
Mineradoras de Corumbá são alvo de investigação do MPF (Foto: Divulgação)

A tragédia de Brumadinho (MG), onde uma barragem da Vale se rompeu na sexta-feira (25) e provocou dezenas de mortes, fez o sinal ficar alerta em outras locais onde há atividades semelhantes. O MPF-MS (Ministério Público Federal) possui pelo menos três inquéritos civis envolvendo atividades de mineradoras em Mato Grosso do Sul.

Todos os casos são em Corumbá, a 419 km de Campo Grande. Um dos inquéritos envolve a Barragem Sul, de responsabilidade da Vetorial Mineração. Conforme o MPF-MS, nela está sendo cobrada a Política Nacional de Segurança de Barragens.

Outro inquérito também envolve a segurança das barragens Bacia Pé da Serra e Bacia Alto da Serra, todas da Urucum Mineração S.A. A terceira que é alvo do MPF-MS é a Barragem do Gregório e Dique 2, da Mineração Corumbaense Reunida S.A, subsidiária da Vale, também envolvendo política de segurança.

Em nota, o MPF-MS informou que solicitou comprovação documental por parte das empresas. Também acompanhou vistoria especializada e simulação de emergência em novembro do ano passado. Em agosto do ano passado os três inquéritos civis foram prorrogados por mais um ano.

Nesta segunda-feira o governo do Estado informou que o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) coordenará a fiscalização das barragens de rejeitos de minério de ferro em Corumbá, a partir de amanhã.

O foco da vistoria na Morraria do Urucum, onde está situada a reserva de minério de ferro e manganês, que deve ocorrer na quarta e quinta-feira, é a Barragem do Gregório, que tem capacidade semelhante a da cidade mineira onde ocorreu a tragédia na semana passada.

Fonte: Gabriel Neris / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.