Vendaval derruba árvores em rodovias e chuva alaga cidades de MS

Em Rio Brilhante, vento de quase 60 km por hora derrubou árvores e destelhou casas; árvores também caíram na região de Vicentina e Deodápolis; em Caarapó, chuva voltou a alagar alguns bairros
20/03/2019 16:45 Meio Ambiente
Árvore derrubada por vendaval de 58 km por hora hoje em Rio Brilhante (Foto: Rio Brilhante em Tempo Real)
Árvore derrubada por vendaval de 58 km por hora hoje em Rio Brilhante (Foto: Rio Brilhante em Tempo Real)

O temporal que atingiu a região sul de Mato Grosso do Sul por volta de 11h desta quarta-feira (20) causou estragos em cidades da Grande Dourados. Em Rio Brilhante, o vento chegou a 58 quilômetros por hora, de acordo com o Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste.

Árvores caíram em vários pontos da cidade e há registro de casas destelhadas nos bairros. Foram 40 milímetros de chuva em quase duas horas nesta quarta em Rio Brilhante.

Árvores derrubadas pelo vendaval chegaram a interditar trechos de rodovias estaduais. Um dos bloqueios ocorreu na MS-376 entre os municípios de Vicentina e Jateí, no trevo de acesso ao distrito de Culturama. Outro ponto interditado por troncos e galhos foi na MS-276, entre Deodápolis e o distrito de Indápolis, em Dourados.

A Polícia Militar mandou equipes aos locais para garantir a segurança dos motoristas enquanto equipes do Corpo de Bombeiros fazem a retirada das árvores caídas. Por volta de 14h15 as árvoresw foram retiradas e o tráfego liberado.

Caarapó – Em Caarapó, a 282 km de Campo Grande, a chuva provocou alagamentos em vários bairros. Casas, ruas e comércios foram inundados. A precipitação chegou a 73 milímetros no município, segundo a representação local da Coamo. São 205 milímetros acumulados em março.

A Rua José Bonifácio ficou debaixo de água, segundo relatos dos moradores nas redes sociais. Situação semelhante ocorreu no bairro Adonai, segundo o site Caarapó News.

O prefeito André Nezzi (PDT) visitou algumas áreas inundadas e através de postagem em sua página no Facebook anunciou que as equipes estão a campo, para atender a população.

“Assim como várias cidades da região, Caarapó está sendo castigada por uma forte chuva torrencial nesta quarta-feira. Mesmo com a chuva, nossas equipes estão trabalhando em conjunto para que a cidade se recupere o mais rápido possível dos estragos ocorridos", escreveu.

Segundo o prefeito, o setor de planejamento trabalha para elaborar o mais rápido possível projetos para conter alagamentos em locais crônicos na cidade. André Nezzi espera iniciar, em abril, as obras nos pontos mais críticos.

Fonte: Helio de Freitas, de Dourados / Campo Grandes News

COMENTÁRIOS

Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.