Ataques entre comunidades deixam 49 mortos na RDC
Os episódios de violência se sucedem em Ituri desde meados de dezembro e já deixaram uma centena de mortos / Foto: AFP / SUMY SADURNI Os episódios de violência se sucedem em Ituri desde meados de dezembro e já deixaram uma centena de mortos
Ao menos 49 pessoas morreram em um novo episódio de violência intercomunitária na madrugada desta sexta-feira (2) em Ituri, no nordeste da República Democrática do Congo, segundo balanço da ONG católica Cáritas.
"Contamos 49 corpos e ainda estamos buscando por outros" após conflitos entre as comunidades hema e lendu, disse à AFP padre Alfred Ndrabu Buju, diretor da Cáritas em Bunia, capital da província de Ituri.
O Ministério congolês do Interior havia fornecido previamente um balanço de 33 mortos.
Segundo testemunhas, os agressores, apresentados como membros da comunidade lendu, atacaram os hema.
Os criadores de animais hema e os agricultores lendu disputam terras na região. Essa é uma das numerosas fontes de violência no turbulento leste da República Democrática do Congo.
"Os agressores tomaram o povoado e promoveram um massacre", declarou à AFP Banza Charité, um dos representantes da sociedade civil local.
Os episódios de violência se sucedem em Ituri desde meados de dezembro e já deixaram uma centena de mortos.
Fonte: AFP
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.