Avião cai em Taiwan durante pouso de emergência; 47 morrem
Emissora local de TV mostra trabalho de resgate a sobreviventes do voo GE222, da TransAsia Airlines, que caiu nas ilhas Penghu, em Taiwan, com 58 pessoas a bordo
Uma agência de notícias taiwanesa informou que um avião caiu em Taiwan durante um pouso de emergência. Ao menos 47 pessoas morreram no acidente.
A Taiwan News chegou a divulgar, citando o chefe do Corpo de Bombeiros local, que 51 pessoas haviam morrido, mas a informação foi corrigida a partir de declarações do ministro de Transportes do país, Yeh Kuang-shih, que afirmou que 11 pessoas sobreviveram.
A aeronave da companhia aérea TransAsia Airways caiu nas ilhas Penghu, de acordo com a agência de notícias. O voo GE222 levava 54 passageiros e quatro tripulantes de Kaohsiung para Magon, onde foi feita uma tentativa de pouso de emergência.
O avião, um ATR-72, deveria ter saído de Kaohsiung às 16h (horário local), mas decolou às 17h43 por causa do mau tempo na região, afetada pelo tufão Matmo. Teria sido pedido ao piloto que aguardasse até as 19h06 antes de dar a ele a autorização para o pouso.
Uma primeira tentativa de descida falhou, e o piloto pediu para realizar uma segunda tentativa, mas em seguida a torre de controle perdeu contato com a aeronave.
De acordo com a agência de notícias taiwanesa, o avião bateu com força no chão no distrito de Huhsi, provocando um incêndio que atingiu duas casas.
O piloto e o co-piloto foram identificados na mídia local como Lee Yi-liang, 60, e Chiang Kuan-hsing, 39, mas ainda não se sabe o que teria motivado o pouso forçado.
Investiga-se a possibilidade de o acidente estar ligado às intempéries provocadas pelo tufão Matmo, que havia passado por Taiwan e Penghu na manhã desta quarta-feira, com fortes ventos e chuvas.
O aeroporto de Magong foi fechado após o acidente, o que levou seis voos a mudarem de rota e retornarem ao aeroporto da capital, Taipé.
O primeiro-ministro de Taiwan, Jiang Yi-huah, deve ir até Magong nesta quinta-feira. (Com agências internacionais)
Fonte: UOL
COMENTÁRIOS
Usando sua conta do Facebook para comentar, você estará sujeito aos termos de uso e politicas de privacidade do Facebook. Seu nome no Facebook, Foto e outras informações pessoais que você deixou como públicas, irão aparecer no seu comentário e poderão ser usadas nas plataformas do iFato.